sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Votar útil é votar Bloco para derrotar a maioria absoluta do PS


Votar útil é votar Bloco

para derrotar a maioria absoluta do PS 


Caros colegas, companheir@s e amig@s, 

Todos, ou quase todos me conhecem – professor, delegado sindical, membro do Conselho Nacional da Fenprof e fazendo parte, igualmente, da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda. Como tal, estou profundamente empenhado na derrota da maioria absoluta do Partido Socialista. Segundo indiciam todas as sondagens, Manuela Ferreira Leite e o PSD irão perder as eleições legislativas. A batalha trava-se agora pela derrota da maioria absoluta de Sócrates e só o Bloco de Esquerda está em condições de provocar essa derrota, logo, o voto útil é no Bloco, quer no Algarve, quer a nível nacional.

Tudo tem servido para atacar o Bloco, todos os outros partidos, Sócrates, Ferreira Leite, Paulo Portas, Alberto João Jardim, Belmiro de Azevedo, etc., todos atacam o Bloco, o que era de esperar. Inventam coligações com Sócrates, acordos secretos e outras tretas do género para confundir a opinião pública. Jamais haverá coligações e alianças com Sócrates, o seu governo e o PS.

Quem se esquece do que Sócrates e a Maria de Lurdes fizeram aos professores deste país? Hostilizaram-nos, vilipendiaram-nos e colocaram-nos num pelourinho! Dividiram-nos e fracturaram dramaticamente a carreira docente. Com as suas medidas desastrosas provocaram danos irreparáveis na Escola Pública. Mas os docentes levantaram-se contra a ignomínia e a afronta e souberam responder à altura – 100 mil, 120 mil em Lisboa, muitos milhares por este país fora vieram para a rua e gritaram bem alto contra este malfadado governo, intitulado de “socialista”. E o Bloco de Esquerda – juntamente com outras forças – esteve na primeira linha de combate, no Parlamento e por todo o lado, contra Sócrates e a Maria de Lurdes e em defesa dos direitos e reivindicações dos professor@s e educador@s. Eu próprio, juntamente com muitos colegas, participei nas manifestações de Portimão, Faro e Lisboa. Portanto, aliança com Sócrates, nunca!

Não esqueço que este governo fez uma guerra social aos trabalhadores – veja-se o famigerado Código do Trabalho -, provocou milhares de desempregados – muitos jovens e muitos professores -, a precariedade é um flagelo social a par do desemprego, aumentou a idade para se obter a aposentação, aumentou os impostos, entregou parte da saúde aos privados, a insegurança não pára de aumentar, a exclusão social agravou-se. Enquanto isto, favoreceu os poderosos e especuladores dando-lhes de mão beijada milhares de milhões de euros. E quem esteve na primeira linha de denúncia e desmascaramento de todas estas situações? Foi o Bloco de Esquerda! Então Sócrates tem de ser derrotado – uma nova maioria absoluta do PS seria um desastre colossal para o país. A arrogância e a vingança de Sócrates não teriam limites. Só o Bloco de Esquerda está em condições de derrotar esta arrogância e vingança socráticas.

O voto em Ferreira Leite será um voto inútil e um tremendo erro. Quem não se lembra de Ferreira Leite enquanto Ministra da Educação? Apelidou uma geração de rasca e patrocinou cargas policiais a estudantes. Defendeu o aumento das propinas e a ideia de que a Universidade tinha que ser paga. Em Abril de 2008 afirmou que era preciso privatizar a educação e, quando teve lugar a primeira manifestação de professores, afirmou que concordava com a política de Sócrates e de Maria de Lurdes, avisando-os para não recuarem – à lei da rolha aliava a lei do chicote. Ferreira Leite sabe que, tal como Sócrates, precisa do voto dos professores, daí o seu oportunismo político ao pretender caçar votos com discursos de paninhos quentes. Assim, o voto no PSD e em Manuela Ferreira Leite é um voto inútil. O voto útil só no Bloco de Esquerda.

O voto nos outros partidos pouco ou nada contam. O PP/CDS pretende fazer uma aliança com o PSD, mas também não lhe repugnará coligar-se com o PS, tal como aconteceu no passado. Já todos sabemos qual a política deste partido de direita radical quando vai para o governo – até mandou os navios de guerra impedir que o “barco do amor” atracasse em portos portugueses. O PCP/CDU sempre desejou, no passado, um entendimento com o PS e, agora, já deu a entender que poderá fazer acordos com Sócrates.

No Algarve, para ajudar a derrotar a maioria absoluta de Sócrates, o voto útil é no Bloco. A alternativa decide-se entre a verdadeira esquerda e a maioria absoluta arrogante de Sócrates. Nas Legislativas de 2005, o Bloco com 7,66% dos votos não elegeu um deputado apenas por uma diferença de mil votos, aproximadamente, o que teria conseguido com 8,22%. Nas Europeias de Junho passado, o Bloco obteve 14,95%. Qual o voto mais útil? O que dá mais uma cadeira ao bloco central PS – PSD ou o que elege a primeira deputada do Bloco de Esquerda? A resposta é óbvia, naturalmente. Vamos todos votar para eleger a professora bloquista Cecília Honório, com provas dadas a favor dos professor@s e educador@s, dentro e fora do Parlamento.

Tudo leva a crer, tanto o PP/CDS, como a CDU, não irão eleger qualquer deputado pelo Algarve, tendo obtido sempre resultados muito inferiores ao Bloco de Esquerda. Aliás, o Bloco encontra-se mais próximo de eleger o segundo deputado do que aqueles dois partidos elegerem qualquer deputado – com mais 1,49% do que obteve nas Europeias, o Bloco conseguirá eleger 2 deputados pelo Algarve e retirados ao Partido Socialista! Será obra. Então, o voto útil só no Bloco.

Curiosamente, faço parte da lista do BE de candidatos a deputados pelo círculo de Faro, colocado em segundo lugar – claro que podia ser outra pessoa – todos me conhecem, sou algarvio, activista e sindicalista desde longa data. Estarei sempre disponível para o que for preciso. Caso seja eleito, rejeitarei liminarmente qualquer coligação – tal como a minha colega Cecília e os outros deputados bloquistas – com Sócrates, PS, PSD ou qualquer outro partido, cujas políticas sejam contrárias ao interesse dos trabalhadores e do povo português.

Assim sendo, o meu apelo é para todos votarem útil no próximo Domingo, votando no Bloco de Esquerda – a verdadeira esquerda socialista e popular -, condição fundamental para a derrota da maioria absoluta de Sócrates. Poderão contar com o Bloco, tal como o Bloco conta convosco.

Agradeço que reenviem este apelo para os vossos contactos e blogues. 

Sempre ao vosso dispor.

Abraço bloquista. 

João Vasconcelos 

Sem comentários:

Enviar um comentário