terça-feira, 6 de outubro de 2009

PS de Portimão com medo do Bloco de Esquerda

Sente-se no ar a derrota do Partido Socialista em Portimão. Tal como a nível nacional, onde o Bloco retirou a maioria absoluta a Sócrates, também em Portimão será o Bloco de Esquerda a derrotar a maioria absoluta de Manuel da Luz. Manuel da Luz, Luis Carito e outros candidatos do PS estão desorientados e de cabeça perdida. Isto constata-se pelo facto de estarem a eleger o Bloco como adversário principal e um dos exemplos mais recentes foram os ataques violentíssimos que desferiram aos bloquistas no jantar de apresentação dos seus candidatos, na passada sexta-feira, tendo motivado, inclusive, a saída de algumas pessoas da sala. Pelos vistos, o feitiço está a virar-se contra o feiticeiro. 

Outros exemplos são as medidas populistas de última hora e os banquetes, festas e jantares, tudo gratuitamente, que estão a promover por todo o concelho. Os Portimonenses são inteligentes e não vão deixar comprar o seu voto por um simples jantar grátis. Por outro lado, a situação revela-se ainda mais escandalosa quando, nunca tanto como agora, a Câmara promove tantos passeios, deslocações e visitas de idosos, jovens e outras pessoas, utilizando os autocarros e carrinhas municipais – a desfaçatez não tem limites. 

O último exemplo foi a ausência de Manuel da Luz no debate do dia 3 promovido por uma rádio local, alegando que “não estavam asseguradas as condições de igualdade” para a sua candidatura, pois queria impor para si um tempo de intervenção igual ao somatório dos restantes 4 candidatos – o candidato do PS revela tiques anti-democráticos de arrogância e prepotência. O que Manuel da Luz queria era que as nódoas negras da sua gestão danosa não fossem criticadas. 

Manuel da Luz e a Câmara PS não conseguem explicar como é que, com tantos investimentos, Portimão tenha um dos índices mais elevados de desemprego do Algarve e do país e que a exclusão social e a pobreza não param de aumentar. Não conseguem explicar a actual dívida da Câmara em centenas de milhões de euros – é o que dá uma política em torno de grandes festas e espectáculos, em detrimento da área social. São os subsídios de milhões concedidos às inúmeras empresas municipais e sociedades anónimas criadas. É o incentivo e a autorização para o estabelecimento de diversas grandes superfícies comerciais no perímetro da cidade, o que está a destruir todo o pequeno comércio, com graves reflexos sociais. Foi completamente descurada a defesa da Ria de Alvor, o que levou a que esta sofresse vários atentados ambientais.

O PS de Portimão tem medo do Bloco de Esquerda e tenta desesperadamente, por todos os meios, agarrar-se ao poder da maioria absoluta. Mas há um tempo para tudo e a candidatura do Bloco de Esquerda vai pôr fim a 33 anos de reinado do Partido Socialista no concelho de Portimão – vamos derrotar a maioria absoluta de Manuel da Luz. 

O PSD e o CDS/PP não merecem qualquer confiança do eleitorado, pois muitos dos seus membros, ou votam a favor das propostas da maioria PS, ou passam-se para o seu lado. De um modo geral, têm sido os representantes do Bloco nos órgãos autárquicos, que têm afrontado, com determinação e sem medo, a maioria do PS. Apresentámos mais de uma centena de propostas a favor de uma melhor qualidade de vida para os Portimonenses. 

Se for eleito Presidente da Câmara, ou Vereador, as primeiras medidas a propor serão 6: para ajudar a vencer a crise alargar o âmbito do Gabinete Anti-Crise (apoio social integrado), proposto pelo BE, englobando todas as pessoas, empresários em nome individual e pequenas empresas em dificuldades; classificação imediata da Ria de Alvor como Área de Paisagem Protegida; elaborar um plano de apoio à recuperação do pequeno comércio e impedir a construção de grandes superfícies comerciais no perímetro da cidade; reestruturação do sector empresarial municipal (extinção de empresas municipais e S. A.’s, como a Portimão Urbis, S. G. U.) e suspensão do processo de alienação do património municipal; integrar todos os trabalhadores precários municipais nos quadros camarários e das empresas municipais e proibir o recurso às empresas de trabalho temporário; e auditoria rigorosa e independente a todos os serviços camarários, Empresas Municipais e Sociedades Anónimas. 

Uma das principais acções de campanha da candidatura bloquista será  um grande jantar a realizar no dia 8 de Outubro, pelas 20.00 h, no Restaurante “Lugar do Rio”, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, que contará com a presença de Francisco Louçã, Coordenador Nacional do Bloco, e de Cecília Honório, deputada BE eleita pelo Algarve, nas legislativas de Setembro. 

Começou a contagem decrescente para a derrota da maioria absoluta do Partido Socialista em Portimão. Votar útil só no Bloco para a derrota de 33 anos de maioria PS. Basta! Portimão é de todos! Para o Bloco as pessoas estão em primeiro lugar. 

Desde já, endereço convites a todos os representantes da comunicação social a estarem presentes neste grande jantar de encerramento da candidatura do Bloco de Esquerda em Portimão. 

Com os meus cumprimentos, 

João Vasconcelos – 1º candidato pelo Bloco à Câmara Municipal de Portimão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário