sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Taxa de desemprego aumenta para 9,2 por cento em Portugal



Há mais de 500 mil desempregados em Portugal
A taxa de desemprego em Portugal aumentou para 9,2 por cento em Setembro, revelou esta sexta-feira o Eurostat.

Para Agosto, o braço estatístico da Comissão Europeia tinha avançado uma taxa de 9,1 por cento, o mesmo valor apurado pelo Instituto Nacional de Estatística para o segundo trimestre do ano.

Na zona euro, a taxa de desemprego em Setembro foi de 9,7 por cento, uma décima acima do valor apurado para o mês anterior, e no conjunto dos 27 estados que compõem a União Europeia a taxa é de 9,2 por cento.

No espaço de um ano, em Portugal, a taxa de desemprego aumentou em 1,4 pontos percentuais, enquanto no espaço da moeda única o incremento é de 2,1 por cento e na União Europeia é de 2,0 por cento.

O Eurostat afirma que, na zona euro, havia em Setembro 15,324 milhões de desempregados, ou seja, mais 3,2 milhões de pessoas do que fora apurado para o mesmo mês do ano passado. Para o conjunto dos Vinte e Sete, o total de desempregados é de 22,123 milhões, quase cinco milhões mais do que no período homólogo.

A Holanda tem, na comunidade, a taxa mais baixa (3,6 por cento). Segue-se a Áustria (4,8 por cento). A Lituânia (19,7 por cento) e a Espanha (19,3 por cento) são os países onde o fenómeno é mais drástico.

Nos Estados Unidos, a taxa de desemprego é actualmente de 9,8 por cento, mas o próprio presidente Obama admite que rapidamente poderá chegar aos 10 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário