segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Marisa Matias fala no Klimaforum em Copenhaga

13-Dez-2009
Marisa Matias na Climate March Foto de Carmen Hilário
A eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda fala neste domingo num dos painéis da contra-cimeira.

Após a participação naquela que foi considerada uma das maiores mobilizações de sempre pela justiça climática, Marisa Matias apresenta uma comunicação sobre o tema “Capitalismo e a Crise Climática: Alternativas de Esquerda”, onde discute a crise do clima e qual o papel, as políticas, e a estratégias da esquerda para enfrentar as alterações ambientais com representantes do Sul e do movimento sindical.

A eurodeputada integra a Delegação Oficial do Parlamento Europeu à Cimeira de Copenhaga e afirma que o Klimaforum não é menos importante que a cimeira oficial: “Queremos que as vozes que ficam de fora da decisão sejam ouvidas. Copenhaga é nestes dias como uma metáfora para falar do que é nosso”.

Marisa Matias é ainda coordenadora do grupo parlamentar europeu Esquerda Unitária na Comissão de Indústria, Investigação e Energia, e membro da Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, relatora de opinião do "white paper" Adapting to climate change - towards an European framework for action da Comissão Europeia.

Sobre a manifestação do último sábado a eurodeputada afirmou: “Foi impressionante. A grande variedade de diferentes movimentos sociais e ecológicos também é espantosa, como é o número de pessoas que vieram do exterior para participar. Significa muito ver tantas pessoas centradas na luta contra a mudança, lutando por uma saída para esta crise ambiental. O que é surpreendente é a idade média dos manifestantes: a nova geração está aqui, a sua voz é forte e espero que seja escutada."

“Capitalismo e a Crise Climática: Alternativas de Esquerda”, por Marisa Matias 13/dez - 17h30 no Klimaforum (local: Red room do Klimaforum09 no centro de congressos DGI-byen, na Rua Tietgensgade, 65, atrás da Estação Central de Comboios de Copenhaga)

Sem comentários:

Enviar um comentário