domingo, 13 de dezembro de 2009

SERVIÇO PÚBLICO A SÉRIO

OPINIÃO (X)

SERVIÇO PÚBLICO A SÉRIO

Tendo como pretexto uma maior responsabilização dos deputados perante os seus eleitos, a direita e os seus acólitos há muito que vêm defendendo a institucionalização de círculos uninominais para substituir o actual sistema. Na prática isso levaria a uma bipartidarização e excluiria os partidos mais pequenos, nomeadamente, os da esquerda parlamentar que, como sabemos, são os mais incómodos para o poder. Se Bloco e CDU se tornassem forças residuais na AR seria o paraíso para os grandes interesses instalados, quer partidários quer económicos, já que PS e PSD – duas faces da mesma moeda – se sentiriam completamente livres para continuarem a enganar quem neles confiasse.

A existência de círculos uninominais não garantiria uma maior responsabilização dos deputados eleitos, desde que eles se apercebessem que, no fundo, a sua eleição estaria, sempre, mais ou menos garantida. Este raciocínio é válido para aqueles que só aparecem junto das populações para captarem o seu voto e, no dia seguinte às eleições esquecerem-se, completamente, de quem os elegeu. Passados quatro anos, contratam uma empresa especializada em marketing eleitoral – paga a peso de ouro – debitam uns lugares comuns e fazem todas as promessas, sem se importarem se as vão cumprir ou não. É um ciclo sem fim que só descredibiliza a política e os políticos.

Os deputados eleitos pelo Bloco de Esquerda demonstram, na prática, que quem está atento à defesa dos interesses das populações não precisa de outro sistema eleitoral. Exemplo disto é o trabalho já realizado no Algarve pela deputada Cecília Honório e o que está a ser levado a cabo pelo líder parlamentar do BE, José Manuel Pureza (JMP) no distrito de Coimbra.

Relativamente a este caso, JMP, acompanhado pelos deputados municipais eleitos pelo BE, deslocou-se, recentemente, a Condeixa para conhecer a realidade da Corporação dos Bombeiros Voluntários daquela vila, no que concerne ao seu quartel. Constatou a necessidade da sua urgente expansão para melhorar, substancialmente, as funções que desempenha, salientando que se está “em vésperas de discutir o Orçamento de Estado e, por isso, todas estas questões podem ser equacionadas”.

Para além deste encontro, JMP acrescentou que “há uma série de contactos que estão agendados” em diversas áreas, nomeadamente, apoio social, ambiental e actividades económicas, entre outras.

Se todos os deputados tivessem a noção de serviço público para que estão mandatados, como acontece com os eleitos do BE, a imagem dos políticos e da política não teria atingido patamares tão baixos como actualmente acontece.

Luís Moleiro, aderente do BE

Sem comentários:

Enviar um comentário