segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Três R para um acordo climático: Robusto, redistributivo, radical


Marisa Matias na mesa da conferência no KlimaforumNo final da conferência em que participou no Klimaforum, Marisa Matias deixou o repto para que se instituam três novos R's. A eurodeputada do Bloco reúne nesta Segunda feira com a direcção-geral da OCDE.

Na tarde deste Domingo, Marisa Matias participou na conferência "Capitalismo e a Crise do Clima: As alternativas de Esquerda" no Klimaforum, a contra-cimeira organizada pelos movimentos sociais, ambientalistas e sindicais.

Tendo cabido a Marisa Matias o fecho do debate, a eurodeputada deixou o repto para que a discussão continue nos próximos anos e que se instituam três novos R's para um acordo climático decente: Robusto: os acordos devem ser concluídos e não deixados a meio; Redistributivo: divisão justa das responsabilidades e da factura a pagar; Radical: deve ir à raiz do problema.

Marisa diagnosticou que "os problemas ambientais são problemas sociais e de redistribuição" e que parte da solução passa por essa admissão. Isso implica "reconhecer a diversidade social e as contradições que atravessam a sociedade quando estão em jogo diferentes modelos de apropriação de recursos territorializados, evitando a propensão de que existe apenas um modelo de transformação social que é, supostamente, válido para todas as regiões do mundo".

No dia em que começam as principais sessões de trabalho na Cimeira de Copenhaga, a eurodeputada do Bloco de Esquerda (integrante da Delegação Oficial do Parlamento Europeu) reúne às 16h30 com a direcção-geral da OCDE. A reunião é à porta fechada e restrita aos parlamentares ligados às questões de energia. Marisa Matias é coordenadora do grupo parlamentar europeu Esquerda Unitária na Comissão de Indústria, Investigação e Energia.

Leia notícia anterior no esquerda.net

Marisa Matias fala no Klimaforum em Copenhaga


Sem comentários:

Enviar um comentário