sábado, 16 de janeiro de 2010

Bloco de Esquerda apoia candidatura de Manuel Alegre


Francisco Louçã colocou hoje o Bloco de Esquerda ao lado da candidatura presidencial de Manuel Alegre, dizendo que as próximas eleições serão um momento clarificador da democracia e representarão uma escolha entre o situacionismo e a vontade de mudar.
“As eleições presidenciais, cujo debate político será tão importante ao longo deste ano, são eleições que se vão decidir na primeira volta entre duas opções fundamentais: a vontade de uma mudança intransigente, contra a injustiça, ou o situacionismo que quer manter o país e os seus poderes económicos e sociais exactamente como eles estão”, disse o líder do Bloco durante um almoço com militantes do seu partido, em Mosteirô (concelho da Feira).

Louçã reforçou ao longo do discurso a ideia de que as eleições serão decididas na primeira volta e, num recado para o PS, considerou “muito importante que haja uma candidatura [presidencial] que à esquerda não seja uma candidatura de partido”. “Nem deste nem daquele partido, porque uma candidatura presidencial não é de partido. É tão importante que haja uma candidatura que saiba tomar posição, como fez Manuel Alegre. E tanto incómodo que ele criou; e tanta esperança que ele mobilizou”, salientou Louçã.

O líder bloquista disse que Manuel Alegre teve “a palavra certa no momento certo” em questões como o desemprego ou a precaridade, lembrando que o socialista se opôs o Código do Trabalho aprovado pelo seu partido. “O que uma candidatura presidencial deve representar, e é isso que traz força à esquerda, é a vontade de ruptura, de conflito, contra o situacionismo económico, de defesa da democracia social, de defesa do Serviço Nacional de Saúde, de defesa de um sistema de Segurança Social que possa valorizar quem trabalha”, disse Louçã.

Neste contexto, o líder bloquista não hesitou em colocar o BE ao lado da candidatura presidencial de Manuel Alegre, reclamando uma junção de forças para travar este combate à esquerda. “É por isso que é tão importante, agora que sabemos que as eleições presidenciais vão ser disputadas na primeira volta entre Manuel Alegre e Cavaco Silva, que se saiba que juntar forças para uma alternativa que combata a injustiça social é tão importante para este país”, disse, reforçando que as presidenciais serão um momento de clarificação. “O Bloco de Esquerda, que sabe fazer escolhas sobre os seus lados de combate, que sabe que o combate tem que ser mais duro, sabe também nestas eleições convocar uma grande força para uma maioria”, frisou Louça.

O líder bloquista teve ainda palavras duras para a maneira como o Governo está a conduzir as negociações com os partidos sobre o Orçamento de Estado para 2010, salientando que o BE se opõe “à política económica” do executivo.
Alegre anuncia candidatura - Foto da LUSA
Manuel Alegre anunciou na noite da última sexta-feira a sua disponibilidade para ser candidato a Presidência da República.

A afirmação foi feita durante jantar com apoiantes em Portimão onde Alegre afirmou estar disponível para avançar com uma candidatura à Presidência da República.

Em seu discurso Alegre afirmou que a próxima eleição presidencial já está a condicionar a vida política do país, e que é imperioso afirmar o primado da cidadania sobre a lógica dos interesses, dos egoísmos e da indiferença. Para Alegre os dirigentes mais lúcidos do principal partido da oposição já perceberam que é muito difícil encontrar, a curto prazo, um líder capaz de unir o partido e o centro direita.

Manuel Alegre exprimiu ainda que acredita na possibilidade de construir uma sociedade mais justa e solidária através de serviços públicos geridos pela realização do interesse geral, e através de um novo modelo económico onde se conjuguem planeamento e concorrência, e a iniciativa pública e privada.

Alegre salienta duas questões: A tentação de reagrupar o bloco conservador à volta do actual Presidente da República, Cavaco Silva, para, através da sua eventual reeleição, conseguir o que não se consegue por via partidária, ou “não nos conformarmos e fazer da próxima eleição presidencial uma grande mobilização, não só das esquerdas, mas de todos aqueles, de todos os quadrantes, que desejam a mudança num outro sentido e querem ver renascer a esperança num Portugal sem bloqueios, um Portugal que valha a pena, um Portugal de todos”.

Sobre a candidatura de Manuel Alegre, Francisco Louçã, dirigente do Bloco de Esquerda, afirmou que uma candidatura presidencial nunca é a favor do Governo ou a favor da oposição, e que situa-se no plano das respostas aos grandes problemas nacionais, que são a fractura social, a destruição social e o colapso social que estamos a viver, e que, deste ponto de vista, uma voz de solidariedade de ruptura e de mudança como a de Manuel Alegre é importantíssima para o futuro do país.


Sem comentários:

Enviar um comentário