segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Risco de pobreza em Portugal continua superior à média europeia


No recém publicado relatório do Eurostat, relativo ao ano de 2008, o risco de pobreza em Portugal após as transferências sociais é superior à média dos 27 países da UE.

Com cerca de 18% da população em risco de pobreza, Portugal ficou acima da média dos 27 países da União Europeia, situada em 17%. Bulgária, com 21%, Roménia, com 23%, e Letónia, com 26%, são os países com maior percentagem da população a viver em risco de pobreza.

Crianças e idosos continuam a estar mais expostos ao risco de pobreza do que a média da população em Portugal, 33% e 22% destas populações respectivamente. Os números do Eurostat para Portugal em 2008 revelam que 35% dos residentes no pais não têm capacidade para manter a casa adequadamente quente, valor muito superior aos 10% da media europeia.

Ainda sobre os consumos de primeira necessidade revelou-se que 4% da população não tem condições financeiras para fazer uma refeição, pelo menos dia sim dia não, de carne, peixe ou equivalente vegetariano (valor mais favorável que a média de 9% observado na união europeia). No indicador que mede a capacidade financeira dos indivíduos para usufruir de uma semana de férias por ano fora de casa, Portugal apenas superada Hungria, Malta e Roménia tiveram piores resultados, 64% da população portuguesa estava financeiramente excluída de ferias fora de casa.

Leia também: 18% em risco de pobreza

O comunicado do Eurostat por ser lido aqui

1 comentário:

  1. se somos todos filhos de deus devemos de ajudar uns aos outros somos todos seres humanos e nao importa a raça de quem fore devemos de ajudar todos Asinado-Alexandre

    ResponderEliminar