quinta-feira, 4 de março de 2010

Moção Alisuper/Alicoop

Assembleia Municipal de Portimão



Portimão, 26 de Fevereiro de 2010


MOÇÃO



Considerando a grave situação de desemprego que infelizmente graça no nosso país e na nossa região pondo em causa a coesão social.

Considerando que no concelho de Portimão sete das dez lojas da Alisuper/Alicoop se encontram já encerradas.

Considerando que o adiamento da resposta da Caixa Geral de Depósitos aos expectáveis compromissos financeiros para salvar a Alisuper/Alicoop levou já à suspensão de 380 contratos de trabalho.

Tendo em conta que no âmbito do processo de insolvência da Alisuper/Alicoop, iniciado em Agosto de 2009, foi elaborado um plano de recuperação, traçado para 16 anos, que prevê a injecção de 5,5 milhões de euros para o pagamento das dívidas aos fornecedores, bem como a modernização dos estabelecimentos, a aquisição de mercadoria e o relançamento da actividade.

Tendo em conta que o estudo elaborado, a pedido dos credores, pela consultora internacional Delloite prevê que, no final do plano de recuperação económica da Alisuper/Alicoop, os capitais próprios da empresa podem ascender a 140 milhões de euros, plano esse que garante ainda um acréscimo dos postos de trabalho.

Considerando que para a concretização desse plano, o aval da Caixa Geral de Depósitos a um empréstimo de 1,2 milhões de euros é determinante.

Considerando ainda que o fundo especial para que sejam pagos os salários em atraso dos trabalhadores do grupo Alisuper/Alicoop ainda não foi accionado, tendo como consequência a morte lenta do grupo Alisuper/Alicoop, a suspensão de 380 postos de trabalho, o fecho das lojas, a impossibilidade de pagar as rendas e a perda das lojas, mesmo que alguma solução vier, posteriormente, a ser encontrada:

Assim sendo, a Assembleia Municipal de Portimão reunida em sessão ordinária a 26 de Fevereiro de 2010 delibera o seguinte:

a) manifestar total solidariedade a todos os trabalhadores do Grupo Alisuper/Alicoop;

b) solicitar ao Ministério da Economia, do Desenvolvimento e da Inovação que viabilize o grupo Alisuper/Alicoop, nomeadamente através do pedido de accionamento do aval da Caixa Geral de Depósitos ao empréstimo de 1,2 milhões de euros, absolutamente necessários para que sejam salvos os 380 postos de trabalho directos, assim como mais de uma dezena de micro empresas familiares que operam no interior das diversas lojas do grupo Alisuper/Alicoop.


O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Fernando Gregório
Pedro Mota

Nota: esta Moção depois de aprovada deverá ser enviada ao Ministério da Economia, do Desenvolvimento e da Inovação, aos Grupos Parlamentares, à Assembleia Intermunicipal do Algarve, à Direcção do Grupo Alisuper/Alicoop e ser divulgada através da comunicação social.

Observação: Moção aprovada por unanimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário