terça-feira, 20 de abril de 2010

Mais trabalho temporário na administração pública

20-Abr-2010 A administração Pública terá cerca de 20.000 trabalhadores  temporáriosPoderão já ser 20.000 o número de pessoas a trabalhar como temporários na administração pública. A Ministra do Trabalho defende o recurso do Estado ao trabalho temporário.

Segundo noticia o jornal "Público" desta Terça feira a Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE) diz que em Portugal já existiam 100.000 trabalhadores temporários em Portugal em 2009, dos quais 20.000 a trabalharem em serviços do Estado.

O crescente recurso do Estado ao trabalho temporário deve-se às restrições à admissão de trabalhadores na função pública e também ao aumento do controlo dos recibos verdes.

Nesta Segunda feira, o secretário de Estado da Administração Pública, Gonçalo Castilho dos Santos, anunciou aos sindicatos da função pública que o Governo está a preparar uma portaria para disciplinar o uso dos contratos de prestação de serviços com empresas de trabalho temporário, de consultoria e de outsourcing.

Comentando a notícia do jornal Público para a agência Lusa, a ministra do Trabalho, Helena André, respondeu que a pergunta devia ser feita ao ministro das Finanças e passou à justificação do recurso da administração pública ao trabalho temporário, dizendo "o Estado tem também que ter a possibilidade de recorrer a trabalho temporário porque é um trabalho legal" e acrescentando: “Hoje em dia nas sociedades modernas, o trabalho a tempo parcial, temporário e a tempo inteiro fazem parte daquilo que é a realidade das nossas sociedades. Não vejo porque é que os estados enquanto empregadores não podem utilizar esse tipo de possibilidades...".

Ver notícia anterior no esquerda.net:

Sem comentários:

Enviar um comentário