sábado, 10 de abril de 2010

Um caso de mobbing numa escola portuguesa

É uma carta longa. Foi-me enviada por uma professora devidamente identificada. Publiquei a carta na minha Página do Docstoc. O mobbing é um fenómeno que alastra nas escolas portuguesas desde que foi publicado o Decreto-Lei 15/2007 e o decreto regulamentar 2/2008. A publicação do Decreto-Lei 75/2008 agravou o fenómeno. O sistema de avaliação de desempenho e o novo modelo de gestão criaram as condições para o alastramento do fenómeno. Enquanto essa legislação não for revogada ou profundamente alterada, o mobbing não vai parar de se agravar.

O que é o mobbing?

“Mobbing” designa a pressão, coacção, prepotência e intimidação de professor para professor. Naturalmente que o conceito de “mobbing” abrange 2 vectores principais: conceito horizontal (professor para professor) e, outro, o vertical, de direcção executiva contra professor.

Oiçamos a professora vítima de mobbing:

A minha experiência não se traduz na violência física e não trata de nada do que tem sido mediatizado, embora os danos emocionais, psicológicos e materiais causados sejam profundos e revestidos de extrema injustiça – estou impedida de trabalhar, devido à prepotência de um Director.

Naturalmente que o meu caso se aproxima de milhentos casos que existem neste país. Acontece que, não penso suicidar-me como aconteceu com o meu malogrado colega, nem, igualmente, penso calar-me.

A gota de água foi ter sido posta em causa numa reunião, por uma colega, neste caso Directora de Turma, no sentido de não ter dado cumprimento, num prazo determinado, a uma planificação específica. Como poderia? Mas aguentei os ataques “educados”, perante a audiência que, era, neste caso, um Conselho de Turma.

Vim para casa, completamente esgotada, em pânico. Desanimada porque, malevolamente, estavam a fazer passar a imagem de uma pessoa não cumpridora, quando sempre o tentei ser, ao longo de 18 anos de ensino, com resultados comprovados. Fonte: Um caso de mobbing numa escola portuguesa-texto completo

Profblog

Sem comentários:

Enviar um comentário