terça-feira, 18 de maio de 2010

Mentirosos compulsivos

Mentirosos compulsivos:


- São aqueles homens ou mulheres que encontram desculpa para tudo e mentem por tudo e por nada até ao ponto de perderem a noção deles mesmos e da quantidade de mentiras que inventam.

- Nunca reconhecem que mentem porque eles mesmos acreditam nas suas mentiras.



As chaves para desmistificar as pessoas mentirosas são simples ,basta prestar um pouco de atenção para saber que tipo de mentiroso é o nosso interlocutor:

Se fizermos atenção aos seus gestos, saberemos o tipo de mentiroso ou mentirosa que temos como interlocutor, a menos que seja um bom actor teatral.

“O olhar vai mostrar-nos o que os mentirosos querem esconder: Repare para onde dirigem o olhar enquanto falam connosco, se olham para o chão ou se pestanejam com mais frequência do que fariam normalmente. Se são esquerdinos e olham para a direita, (ou vice-versa), enquanto falam é muito provável que estejam mentindo".

“O mentiroso quando mente tem tendência a colocar as mãos nos bolsos, cruzar os braços ou colocá-las atrás das costas, tenta manter os lábios semi-serrados, estes gestos inconscientes servem para evitar que se descubra a verdade, ou seja que não vejamos que estão mentindo.

As atitudes diferentes na sua personalidade também são um sinal de alerta.

- Se está mais carinhoso do que o normal, se dá presentes sem ser nos dias especiais ou quando não é uma conduta normal, se está sempre a falar de banalidades tentando não nos deixar falar, é sinal que algo de anormal se está passando.

Segundo outro estudo o neurologista norte americano Paul Ekman assegura que um olhar vago, a pupila dilatada, sobrancelhas franzidas o uma abertura excessiva dos olhos, demonstra que individuo está mentindo.

Quando se mente, a metade superior do rostro, (olhos, pálpebras e face), encobre menos os sentimentos, em mudança a parte composta pelas "bochechas", nariz e boca não sabe dissimular as mentiras.

Investigações sobre estes factos são muitas. Um recente estudo, com 130 participantes voluntários enquanto contavam factos verdadeiros e falsos, conclui-se que os que diziam a verdade tocaram menos vinte por cento das vezes no nariz ou nos cabelos do que os que


Os mentirosos usam mais os gestos metafóricos, especialmente quando a mentira se encontra debaixo de suspeita. Movem mais as mãos, muitas vezes em gestos exagerados e o tocam na área do coração como forma de manifestar o seu amor. Usam os gestos vinte cinco por cento mais vezes do que os que dizem a verdade.


A investigação também demonstrou que utilizam gestos rítmicos, como reforçar alguma frase para enfatizar o seu comentário.

Conheço pessoas que mentem descaradamente, ocultam ou dissimulam algo para um fim específico, pessoal ou institucional. É assim no quadro das relações múltiplas que desenvolvemos em sociedade: em casa, na sociedade, no emprego, na escola, na associação, no sindicato, no partido, na igreja e, por maioria de razão, na esfera política para onde convergem todos os interesses e tensões que fazem andar ou bloquear uma sociedade inteira. Daqui decorre que todos nós, mais ou menos, mentimos, ocultamos ou dissimulamos informação, muitas das vezes até por razões de estatuto, ou até para apresentar uma importância (social e intelectual) que, na verdade, não se tem.

Só que por vezes a mentira converte-se numa arte, é nesse caso que se impõe maior precisão e rigor ao nível dos enunciados, das regras e das leis que a formatam.

Sem comentários:

Enviar um comentário