terça-feira, 15 de março de 2011

OS PRIMEIROS... A CONTAR DE BAIXO

Já que não estamos no top pela positiva, invertemos a escala e estamos entre os “melhores” pela negativa.
Portugal é o 3º país da UE onde o emprego baixou mais, passando de uma variação negativa de 1,2% no último trimestre de 2009 para uma descida de 1,8% em igual período de 2010. A isto tudo há que acrescentar que, tanto na UE como na Zona Euro o emprego aumentou 0,3% no último trimestre do ano passado relativamente a período homólogo de 2009. São números que a basófia política de Sócrates não consegue esconder. Ocupamos este triste lugar do pódio a par da Roménia sendo que a medalha de ouro vai para a Bulgária.
Em 2010 emigraram perto de 23 mil dos trabalhadores inscritos nos Centros de Emprego o que dá uma média de mais de 60 por dia. Aliás, este valor peca por defeito em relação à saída total de portugueses para o estrangeiro na medida em que muitos dos que tomam esse caminho não se encontram oficialmente contabilizados como desempregados. De qualquer maneira, a tendência dos últimos anos é significativamente crescente, o que não é caso para admirar, tendo em atenção a retracção económica motivada pelas políticas seguidas pelo Governo Sócrates e as dificuldades de criação de novos postos de trabalho.
Estes números chegam ao nosso conhecimento de forma quase despercebida e acabam por constituir uma benesse para o Governo. Quem sai deixa de fazer parte das estatísticas do desemprego em Portugal. Se emigrassem todos os que estão sem trabalho, o desemprego ficava reduzido a zero…
Por ser um dado poucas vezes referido torna a situação ainda mais negra.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário