quinta-feira, 17 de março de 2011

TEATRO NEGRO

No passado sábado o povo deu, na rua, uma resposta condigna a todos os PEC’s. Ao contrário de muitos democratas de pacotilha que se sentiram apertados por um protesto sem cariz partidário, mal estará o poder político se não ouvir a voz da rua. Centenas de milhares de pessoas das mais diversas ideologias a manifestarem-se contra as políticas que estão a ser levadas a cabo por um Governo apoiado por um partido que faz tábua rasa da sua matriz ideológica, tem um significado evidente. Medidas como o congelamento das pensões mais baixas são de uma inaudita barbaridade social e de uma insensibilidade humana só possíveis em ditadura. José Manuel Pureza denuncia no texto seguinte a teatralização que tem acompanhado as medidas de terror que estão a atingir a maioria dos portugueses.

Parvos
“Agora é o PEC IV. Como sucedeu com todos os seus três antecessores, é desta que a coisa é definitiva. Não haverá mais “medidas adicionais”, jura Sócrates. Conhecemos a música. Esta espiral sem fim de austeridade imposta ao país em nome de uma estabilidade doas mercados que nunca chega e apregoando um crescimento que nunca chegará, é cada vez mais um exercício de sadismo social e de destruição da economia. “PEC 4 – Povo 0”, dizia um cartaz na manifestação de sábado no Porto. Diagnóstico certeiro: de PEC em PEC, o empobrecimento da grande maioria das pessoas acentua-se e as forças da nossa economia esvaem-se.
A crise tornou-se num pretexto para uma cruzada ideológica contra o trabalho e os direitos sociais. Alguém se lembra ainda que foi a capitalização de uns quantos bancos que provocou a escalada das dívidas públicas? Porquê então a escolha dos cortes nos apoios sociais, nos salários e nas reformas, da flexibilização das leis laborais ou dos despedimentos em saldo como resposta? O que tem tudo isto a ver com as causas desta crise?
Agora vêm os fingimentos. Os que apoiaram este caminho de catástrofe proclamam que há limites para os sacrifícios. Contra estas fintas políticas, a rua transbordou em todo o país no passado sábado. “Povo 5 – PEC 0”, eliminação justa.”

Sem comentários:

Enviar um comentário