segunda-feira, 28 de março de 2011

TRIGO E JOIO

Embora na primeira página do Expresso, a notícia é curta, quase escondida e sem qualquer desenvolvimento no interior do jornal:


Eurodeputados aumentam-se 2,3%

“A proposta de orçamento do Parlamento Europeu para 2012, apresentada pelo eurodeputado do PSD, José Manuel Fernandes, foi esta semana aprovada. O projecto prevê aumentos salariais, de abonos e subsídios aos parlamentares, de 2,3%, tendo sido recusado o congelamento salarial proposto por Miguel Portas do BE.”


“Eurodeputados”? Todos? Quem lê apenas o título da notícia tem uma informação deturpada no pior sentido. “São todos iguais”, pensarão alguns e, no fundo, a intenção do título pode ser mesmo a de colocar todos no mesmo saco pelas piores razões, branqueando o comportamento de muitos que só pensam nos interesses pessoais e partidários. Foi precisamente um eurodeputado do PSD de quem nunca se ouviu falar noutras iniciativas que apresentou a proposta. Curiosamente, em Portugal o PSD defende, como sabemos, aumentos no IVA e aceita o congelamento das pensões mais baixas e cortes nas outras como já confirmou em Bruxelas. Mas, nem todos os eurodeputados defendem as mordomias quer porque entendam que é suficiente o que ganham quer porque estão a prestar um serviço à comunidade e devem dar o exemplo perante a contenção a que muitos europeus são obrigados. Precisamente, Miguel Portas propôs o congelamento salarial dos eurodeputados o que foi recusado. É muito importante que estas tomadas de posição sejam amplamente divulgadas para se diferenciar o trigo do joio. Mas, infelizmente, esta informação chega a pouca gente. E, não é por acaso!

Sem comentários:

Enviar um comentário