sábado, 25 de junho de 2011

MÁQUINA DE PROPAGANDA EM ACÇÃO?

Desde quinta-feira que a comunicação social do regime – aos vários níveis – não se cansa de propalar que “PASSOS COELHO VAI VOAR SEMPRE EM ECONÓMICA PARA A EUROPA”. Se este for o primeiro ensaio da máquina de propaganda laranja, devemos convir que não se saiu nada mal porque, a esta hora, poucos portugueses desconhecerão que “PASSOS COELHO VAI VOAR SEMPRE EM ECONÓMICA PARA A EUROPA”.
Mas, para o caso de haver concidadãos que não vejam televisão, não ouçam rádio e não leiam jornais, aqui fica a informação: “PASSOS COELHO VAI VOAR SEMPRE EM ECONÓMICA PARA A EUROPA”.
Já dá náuseas!
A cumplicidade que Sócrates criou entre o poder político e a comunicação social levou algum tempo a consolidar, até os interesses económicos compreenderem que faziam parte da espinha dorsal do “socratismo” e, como tal, deviam proteger o defunto governo PS até onde pudessem. Um exemplo sobejamente conhecido foi a questão da TVI e do seu controlo que encobriram e mentiram para beneficiar Sócrates.
Relativamente ao PSD/CDS cujo núcleo duro emana dos grandes grupos empresariais e financeiros, tudo é mais simples por motivos óbvios e históricos.
O governo PSD/CDS vai, sem sombra de dúvida, defender os interesses daqueles grupos e, como tal, tem de ser bem protegido desde o princípio. Neste aspecto, a comunicação social tem um papel determinante no controlo e formação da opinião pública.
Tudo somado significa que a oposição de esquerda anti-troika vai passar a ter – já se nota – muita dificuldade na divulgação das suas propostas porque o acesso aos meios de comunicação social vai estar ainda mais condicionado.
Como complemento deste texto, subscrevo completamente a opinião que Daniel Oliveira assina sexta-feira no blog que detém no “Expresso”.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário