sexta-feira, 3 de junho de 2011

Portugal está de mão estendida para a UE

Portugal tem um “relacionamento de mão estendida” com a União Europeia (UE), quando o que precisa é de “investimentos reprodutivos”, critica o economista Jorge Landeiro de Vaz.

Este professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) afirma, em declarações à Agência Lusa, que “o relacionamento de Portugal com a UE é de mão estendida”, quando eram necessários “investimentos reprodutivos”.

Como exemplifica: “Nós importamos centeio da Alemanha. Inacreditável! Fechamos as fábricas de açúcar de beterraba de sacarina e somos subsidiados pela UE para fechar essas fábricas”.


Landeiro de Vaz acentua que, apesar de este ser “um modelo sem futuro”, não há “ninguém a falar sequer das alterações do modelo ou do relacionamento de Portugal com a UE”.

Referindo-se ao resgate da ‘troica’ (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia), alerta ainda que “é obvio que – num programa de médio prazo como este que apenas prevê baixar rendimentos e preços – daqui a muitos poucos anos” Portugal vai estar “novamente a bater à porta [da Europa]“.

Landeiro de Vaz acredita mesmo que, “daqui a um ano”, Portugal vai “estar na situação da Grécia e isto conduz a uma reestruturação da dívida, a um rescalonamento e a uma situação de eventual saída do próprio euro”. Para o economista, “não há nenhuma inevitabilidade no caminho das coisas”. Mas mostra-se “pessimista” por não detectar
mudanças neste sentido no discurso político.

O economista lança hoje, no ISEG, o livro ‘A Insustentável Leveza do Euro’, uma compilação de artigos de opinião que escreveu entre 30 de Outubro de 1998 e 7 de Abril de 2011, dia em que Portugal formalizou o pedido de resgate da dívida à Europa.
http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-esta-de-mao-estendida-para-a-ue_119590.html

Sem comentários:

Enviar um comentário