sexta-feira, 17 de junho de 2011

SÓCRATES? NÃO, PARA SEMPRE!

Portugal conseguiu correr com Sócrates mas por um preço bem alto para a esquerda. Recordando uma expressão de Vasco Santana devemos dizer em coro: “vai e, quando lá chegares, manda saudades, que é coisa que cá não deixas.”
Muitos militantes do PS devem ter suspirado de alívio na noite de 5 de Junho, na esperança de que uma nova liderança faça esquecer os portugueses o lamaçal em que Sócrates nos meteu. Por isso, soa a falso, é quase anedótico, que “socialistas” refiram a “grandeza” e “dignidade” reveladas pelo ainda Primeiro-Ministro quando assumiu todas as responsabilidades pela derrota eleitoral e apresentou a sua demissão do cargo que ocupa no partido sabendo-se que não tinha outra saída. O seguinte excerto de um artigo de opinião de um militante do PS (André Oliveira) hoje inserido no “Diário de Coimbra” é mais um exemplo do que acabámos de afirmar:
(…) “José Sócrates é o exemplo mais paradigmático de determinação, de coragem e de resistência que a história da democracia portuguesa conheceu. É de elementar justiça referir a grandeza e dignidade do seu discurso ao assumir todas as responsabilidades da derrota eleitoral, salientando que o PS soube, sempre, nos momentos difíceis identificar e pugnar pelo interesse nacional. Com grande dignidade, firmeza e serenidade chamou a si a responsabilidade da derrota. Reafirmo, parafraseando o que escrevi em crónica anterior, que os políticos que não assumem riscos não são estadistas e a história, normalmente, faz justiça aos políticos disponíveis para assumi-los, mesmo que possam perder eleições. José Sócrates correu riscos e, por isso, foi estadista. Acredito que, mesmo tendo perdido as eleições, a história se encarregará de lhe fazer justiça.” (…)
Afirmações deste jaez só ficam mal a quem as faz, em mais uma requentada tentativa de atirar areia aos olhos dos portugueses perante uma realidade tão evidente. Chamar “estadista” a Sócrates é retirar todo o estatuto àquela palavra, deturpar o seu significado.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário