domingo, 24 de julho de 2011

INFORMAÇÃO VIA DO INFANTE

Porque é importante para todos os algarvios – e para quem visita o Algarve – tomar conhecimento dos desenvolvimentos relacionados com a luta contra as portagens na Via do Infante, achámos importante que seja divulgado o essencial da informação que recebemos, ontem, do João Vasconcelos (via email).

“Nos últimos dias a Comissão de Utentes da Via do Infante deu mais alguns passos na sua trajectória. Depois de algumas discussões que já se vinham fazendo entre os seus membros, decidiu-se passar à legalização jurídica e alargar o seu âmbito de actuação (evoluir para uma Associação com Estatutos), ou seja, não se circunscrever apenas à luta contra as portagens na Via do Infante, mas alargar o seu âmbito em termos de mobilidade no Algarve (ferrovia, modo rodoviário, EN 125, ciclovias, etc.). Neste sentido, realizou-se uma reunião alargada no passado dia 9 de Julho, em Loulé - para discutir igualmente novas formas de luta contra as portagens – onde estiveram presentes 23 pessoas. Nesta reunião foi constituída uma Comissão Instaladora da nova Associação a criar formada por:
António Almeida
Fátima Conceição – novo elemento da Comissão de Utentes
João Caetano
João Martins – professor da Ualg e novo elemento da Comissão
João Vasconcelos
José Amaro – Presidente do Moto – Clube de Faro e novo elemento da Comissão
José Domingos
José Vitorino – presidente da Associação “Com Faro no Coração” e ex-presidente da Câmara de Faro – novo elemento da Comissão
O António Goulart da União dos Sindicatos do Algarve (CGTP) foi convidado a fazer parte deste grupo mas não confirmou a sua participação – disse que ia pensar.
No dia 19 de Julho a Comissão Instaladora (parte da Comissão de Utentes) reuniu de novo em Loulé e decidiu fazer uma conferência de imprensa que se realizou hoje (ontem), no Restaurante Austrália, à entrada de Faro, para propor novas iniciativas e novas formas de luta e responder formalmente às declarações do Macário Correia, Presidente da AMAL (que já aceita as portagens). Foi uma conferência bastante participada, com cerca de 15 jornalistas e onde estavam, entre outros, a TVI, a RTP e a Digital Mais TV (penso que a RTP e a TVI, excepto a TVI 24, não passaram nada).
Como já devem ter percebido, a Comissão de Utentes está a evoluir para outro patamar, de forma mais consistente e com novos elementos, alguns figuras bem conhecidas. Por outro lado, a luta não será nada fácil, pelo contrário, vai ser bem difícil. A 1ª fase da Comissão passou, agora vai seguir-se uma nova fase. E em princípio, em Agosto, iremos ter uma nova marcha de protesto, agora na EN 125 – falta definir data e pormenores. Será um risco em Agosto? E quando os utentes ainda se encontram anestesiados? A situação terá que ser bem ponderada – na próxima 6ª feira há nova reunião para decidir.”

Sem comentários:

Enviar um comentário