quinta-feira, 7 de julho de 2011

SOLUÇÃO EUROPEIA

Os economistas e professores universitários José Reis e José Castro Caldas defenderam terça-feira à noite, em Coimbra, que a União Europeia deve adoptar um mecanismo mutualista para fazer face à dívida soberana dos países periféricos.
“É necessária uma solução europeia de bom senso, que preserve a União Europeia, através de um mecanismo de mutualismo que não empurre para s países periféricos o fardo da crise em que está metida”, afirmou José Castro Caldas, no debate sobre “O que é o Pacto do Euro”.
Salientando que “esta dívida (portuguesa) nunca vai ser paga, dêem as voltas que derem”, o investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra considera que a estratégia da troika é dar tempo aos bancos e fundos de pensões para se “prepararem para o momento em que a dívida não vai ser paga”.
José Reis, Director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, considerou que “esta Europa foi tomada pelo cavalo de Tróia”, que tem grande “aversão ao Estado, à esfera pública e aos interesses colectivos”.
“O cavalo de Tróia é isto: tínhamos um projecto solidário que foi transformado num projecto estritamente liberal, com grande aversão às políticas sociais e que teve como consequência apostas em contracção dos custos salariais, flexibilização dos mercados de trabalho, deitando para o lixo tudo o que foi o modelo social europeu”.
Quanto à reestruturação da dívida global dos países periféricos da Zona Euro em dificuldades, José Reis defende também que a solução passa por ser a União Europeia a negociar os montantes e os prazos de pagamento.
“Se é preciso negociar com os mercados, que isso seja feito por uma outra entidade mais poderosa que cada um dos estados individualmente considerados, a União Europeia. Aí pode colocar essa dívida em termos justos, em termos pagáveis, em termos que não asfixiem as economias e a partir daí repensar a própria Europa”, explicou o professor universitário.

Informação recolhida por Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário