segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FALHANÇO DO SISTEMA

Há notícias que, pela sua importância e significado deviam vir publicadas nas primeiras páginas dos jornais, em letras bem gordas, e abrir todos os telejornais. Também é verdade que há factos que, pela sua gravidade, ao serem revelados, põem em causa o sistema político em que vivemos, mostrando os seus podres e as suas fortes contradições. Obviamente, as forças que controlam a informação tentam esconde-los o mais possível. Por vezes, já é uma sorte podermos encontrar certas notícias mesmo em páginas interiores dos jornais, quase escondidas.
Na terra de todas as oportunidades, pátria da democracia, pregoeira dos direitos humanos (quando convém) mas também berço do neoliberalismo e seu expoente máximo, quinze por cento da sua população vive com ajuda alimentar. De facto, uma notícia quase escondida no “Publico” de hoje dá-nos conta que cerca de 46 milhões de norte-americanos “recebeu ajuda governamental para adquirir comida ao longo deste ano”. Uma ajuda que é “dada através de vales que podem ser trocados por bens alimentares considerados de primeira necessidade” não se dê o caso de os pobres gastarem mal o dinheiro… Para poderem aceder a esta ajuda, as famílias têm de provar não possuírem rendimentos ou poupanças até um determinado montante.
É óbvio que uma notícia deste tipo, com valores tão elevados, é a demonstração do falhanço do capitalismo na sua versão mais radical que agora nos domina. O sistema gera cada vez mais desigualdades como todos os dias constatamos. Se uma situação destas fosse amplamente comentada e debatida em toda a comunicação social iria abrir os olhos dos mais atingidos pela injustiça social. Em vez disso, fornecem-se doses maciças de entorpecentes, de que o futebol é um dos exemplos, para ir entretendo a plebe, desviando a sua atenção dos problemas graves que, de facto, a afectam. Ai dos ricos e poderosos se, um dia os pobres descobrem, de vez, a ponta da meada que os mantêm manietados!

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário