quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PROPAGANDA E REALIDADE

Pura propaganda
Todo o dia de hoje houve um enorme alarido à volta da descida do preço das vacinas para as doenças tropicais.
A partir da doutrina económica que orienta o actual governo, todas as explicações para este facto seriam possíveis, excepto a preocupação em beneficiar os utentes.
Veio a saber-se que o governo Sócrates tinha procedido a um aumento brutal daquelas vacinas, razão pela qual, as pessoas tinham abdicado delas, com os inerentes riscos para a saúde. Procedeu-se a uma redução do preço das mesmas mas, apesar disso ainda ficam muito caras.
Há ainda que desmascarar mais esta manobra de propaganda pois trata-se de um procedimento que beneficiará um reduzido número de cidadãos.

Pura realidade
Quase despercebida está hoje a passar a notícia de uma das consequências da crise da fome que alastra na Somália. Segundo um estudo da ONU terão morrido mais de 29 mil crianças, com idade inferior a 5 anos, nos últimos 90 dias. Como diria o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, “é só fazer as contas”. E, feitas as contas, verifica-se que, só na Somália, morreram de fome, por dia, cerca de 322 crianças, desde há três meses.
É a tal guerra barata que vai dizimando seres humanos sem ser preciso disparar um só tiro. O direito à alimentação não é um direito humano? E o sofrimento por que passam milhões de cidadãos deste mundo, até sucumbirem à míngua de tudo?
O montante suplementar que a ONU pediu para as populações vítimas da seca na África Oriental – 500 milhões de dólares – corresponde a metade do que a França gastou na guerra da Líbia entre Março e Junho deste ano…

Por outro lado aparece nas nossas televisões, com grande destaque, a história de uma australiana, filha de um multimilonário, presumivelmente vítima de um processo de extorsão. A jovem permaneceu cerca de 10 horas com uma bomba-coleira que acabou por se verificar ser falsa. Nada lhe aconteceu para além de um valente susto.

Conclusão
Certamente muito mais gente ficou informada sobre a história da australiana que apenas sofreu um grande susto e sobre a redução do preço de vacinas que poucos cidadãos utilizam do que sobre o número de crianças que, neste momento estão a morrer à fome numa zona de África. São "pretos" e, se calhar, na sua terra, o petróleo não abunda…

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário