segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA IRRADICAÇÃO DA POBREZA

O dia internacional para a erradicação da pobreza foi instituído pela ONU, em 22 de Dezembro de 1992, e comemora-se no dia 17 de Outubro de cada ano.
Sendo certo que a humanidade tenha capacidade para produzir o suficiente para alimentar toda a população mundial, a verdade é que ainda são demasiadas as pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza. Situam-se neste patamar todos os que têm um rendimento diário inferior a 90 cents.
Os números relacionados com a pobreza variam um pouco de fonte para fonte até porque alguns já não são muito recentes. De qualquer maneira, há algumas referências que devemos ter em mente:
- Cerca de 20% da população mundial vive abaixo do limiar da pobreza;
- Aproximadamente 850 milhões sofrem de fome;
- Dezenas de milhares morrem anualmente de causas relacionadas directamente com a fome;
- Um quinto da população dos chamados “países em desenvolvimento” não tem uma esperança de vida superior a 40 anos;
- Estima-se que 100 milhões estejam sem abrigo,
- 160 milhões de crianças são subnutridas;
- Meio milhão de mulheres morre anualmente durante o parto;
- 43 milhões de europeus estão em risco de carência alimentar;
- 79 milhões vivem abaixo do limiar da pobreza.
Ainda que de forma desigual, o mundo tem conseguido diminuir muito lentamente os níveis de pobreza embora dificilmente consiga atingir o objectivo de erradicar a sua forma extrema assim como a fome, reduzindo para metade, entre 1990 e 2015, a proporção de população cujo rendimento é inferior a um dólar por dia. Para isso torna-se necessário que os países desenvolvidos aumentem as suas ajudas, se proceda a um perdão parcial das dívidas e haja um combate sério à corrupção. De qualquer maneira, há que ter em conta que, da parte dos países doadores, muitas vezes, existe pouca vontade política no sentido da concessão de ajudas e de faze-las acompanhar da imposição de que efectivamente beneficiem aqueles que mais precisam.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário