terça-feira, 4 de outubro de 2011

FICHADOS DE NOVO?

Entre os mais velhos que não têm memória curta, o que se passava antes do 25 de Abril de 1974 não está esquecido particularmente em termos do exercício da liberdade. Por isso, quando nos tocam neste ponto, colocamo-nos imediatamente em guarda.
Não tenhamos a menor dúvida de que muitos (não queremos exagerar) dos actuais governantes seriam facilmente integráveis num governo da ditadura. Muitas das medidas que estão a ser tomadas contêm uma tal desumanidade social que apenas um governo pouco preocupado com o sofrimento dos seus cidadãos as toma com a leviandade que observamos agora.
É curioso que, perante tantos cortes previstos no próximo Orçamento Geral do Estado, apenas o Ministério da Administração Interna veja as suas verbas reforçadas. É quase uma provocação aos portugueses, na medida em que denuncia a forma como o governo pretende encarar as consequências da tempestade que está a criar. Se vai investir em meios violentos é porque tenciona responder de forma violenta aos gravíssimos problemas de ordem social que aí estão a chegar. Curiosamente, também o governo grego está a poupar em tudo excepto nos meios repressivos. Coincidências?...
Como já começa a chegar ao conhecimento da opinião pública, as secretas já estão a infiltrar-se em grupos e organizações e os meios ditos de “manutenção da ordem” estão também a ser reforçados.
O texto que o escritor Manuel António Pina hoje assina no JN faz, ao seu estilo, uma excelente abordagem das ameaças à nossa liberdade que pairam no ar.

Luís Moleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário