sexta-feira, 28 de outubro de 2011

NA PÁTRIA DO NEOLIBERALISMO É ASSIM...

AS ESTATÍSTICAS INDICAM QUE CADA VEZ MAIS NORTE-AMERICANOS VIVEM NA POBREZA

Segundo um estudo ontem divulgado, elaborado pelo gabinete do Congresso – um órgão não partidário – os rendimentos líquidos de 1% das famílias mais ricas cresceram 275% (quase triplicaram) entre 1979 e 2007, enquanto a classe média viu o seu rendimento aumentar apenas 40% e os mais pobres 18%. Os números demonstram claramente que a distribuição da riqueza entre as famílias norte-americanas era “substancialmente mais desigual em 2007 do que em 1979”.

Em 2010, 46,2 milhões de cidadãos, ou seja, 15,1% da população dos Estados Unidos, viviam abaixo do limiar da pobreza. Esta é a estatística chocante do mais recente relatório do serviço americano de recenseamento, publicado a 13 de Setembro. Trata-se do número mais elevado, em termos absolutos, desde 1959, ano em que aquele serviço começou a fazer relatórios anuais sobre o nível de vida dos norte-americanos. Uma outra estatística impressionante: a média dos salários dos americanos regressou ao nível de 1996, o que representa uma década e meia perdida em termos de rendimento médio. Afirma o insuspeito jornal “The New York Times”: “nunca visto desde a Grande Depressão dos anos 1930”. Por sua vez o semanário US News et World Report sublinha que os afro-americanos e os hispânicos são os mais afectados pelo empobrecimento. ( in Courrier Internacional)

Este não é senão um dos muitos exemplos da aplicação da doutrina neoliberal à rédea solta, por todo o mundo. INDIGNEMO-NOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário