sábado, 19 de novembro de 2011

OS NOSSOS TROIKANOS E OS OUTROS

É por demais evidente que o governo PSD/CDS actua à direita da direita. É uma ideia que vem sendo destacada até pelos que lhe são próximos. O próprio Presidente da República tem exposto publicamente críticas claras às medidas propostas pelos ‘troikanos’ a que o governo se submete com o sorriso nos lábios.
Passos Coelho começou por anunciar que pretendia ir além da troika e agora parece claro que também optou por ir além da sra. Merkel e da sua visão sobre a natureza moral da crise.
As medidas que nos estão a ser impostas de fora – são cada vez mais os que o afirmam – só nos vão conduzir ao desastre como, de forma desassombrada e com um toque de ironia, acusa o insuspeito Nicolau Santos no suplemento de economia do ‘Expresso’ de hoje:

A TROIKA SABE MESMO DE ECONOMIA?
“Os ‘troikanos’ vieram dizer-nos as suas verdades. A primeira é que o modelo económico português deve assentar em salários baixos. É uma ideia brilhante que nunca testámos por aqui. Os chineses já estão a tremer de medo. A segunda é que os cortes dos subsídios de Natal e de férias no sector público tem de ser aplicado no sector privado. Será que não estudaram economia? O sector privado já há muito se está a ajustar, com o disparo do desemprego e reduções salariais. O corte nos subsídios vem já a seguir. A terceira, é a preocupação com a recapitalização da banca, mas não com o refinanciamento da economia. É muito bem visto. A economia pode esperar. Aliás, quando o consumo cair para o dos anos 70 e o desemprego ultrapassar os 15% o desequilíbrio externo desaparecerá e os bancos estarão sólidos. É claro que não haverá economia.
But who cares?”

Sem comentários:

Enviar um comentário