quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BIG BROTHER FACEBOOK

O papel das redes sociais é, muitas vezes, enaltecido porque tem contribuído para a divulgação da necessidade urgentes tanto a nível pessoal como a nível de comunidades inteiras. Também é bom não esquecer como a sua acção foi determinante para o que ficou conhecido como a “Primavera árabe” – as importantes transformações políticas que, em favor da democracia têm vindo a ocorrer em muitos países árabes.
Mas qualquer moeda tem duas faces e o reverso das redes sociais tem aspectos perversos. Um deles tem a ver com a divulgação de dados pessoais que não sabemos a que mãos vão parar nem o uso que farão deles. Muitos de nós, com alguma ingenuidade, fornecemos informação confidencial às entidades que controlam, algures no mundo, as redes sociais, correndo o risco de sofrermos graves consequências nas nossas vidas.
A história relatada por Daniel Oliveira, no blog Arrastão, relativamente a uma situação concreta que se passou com o Facebook, deve servir-nos de reflexão em relação ao modo como utilizamos esta e outras redes sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário