quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

JUSTIÇA NOS IMPOSTOS

Não acreditamos muito no altruísmo dos muito ricos nem que defendam genuinamente a justiça social por meio de uma melhor distribuição da riqueza. Já aqui exprimimos essa opinião e não temos razões para a alterarmos.
Quando os principais privilegiados do sistema capitalista defendem um aumento dos impostos, que os vai atingir directamente, podem estar a promover a sua imagem perante a opinião pública, o que nos tempos que correm poderá ser muito lucrativo, prevenindo mesmo as consequências de algum tsunami social que, frequentemente, tem para os muito ricos consequências mais terríveis que os naturais.
De qualquer maneira, são as palavras que ficam e, desta vez, é Bill Gates que se pronuncia a favor do aumento dos impostos para os multimilionários. Assim, se quisermos fazer uma interpretação literal das palavras do fundador da Microsoft, poderemos dizer simplesmente que até ele acha um contra-senso pagar menos impostos do que o comum dos cidadãos trabalhadores. Mas esta é a essência do sistema capitalista na sua versão mais extremista que está a promover da forma mais descarada uma cada vez maior concentração da riqueza nas mãos de uns poucos privilegiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário