segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A TORTURA DOS NÚMEROS

Costuma-se dizer que perante qualquer estatística, se “torturarmos” os números eles “falam” sempre aquilo que queremos ouvir.
Acontece que na Via do Infante se verificou em Dezembro uma quebra de tráfico de 48% em relação ao mesmo mês de 2010. Esta é a leitura nua e crua do que sucedeu, ou seja, se alguém se tivesse dado ao trabalho de contar todas as viaturas que passaram na A22 em Dezembro de 2010 e no mesmo mês de 2011 teria verificado que, em Dezembro de 2011 passaram menos 48% de viaturas que no mês homologo do ano anterior. Não há que enganar perante a transparência dos números. Mas a empresa Estradas de Portugal “torturou” os números aplicando à estatística o “efeito” da “conjuntura económico-financeira” que tem como resultado uma quebra da ordem do 28% em vez dos verdadeiros 48%.
Nas restantes três vias que estão a ser portajadas desde Dezembro último, deve fazer-se a mesma leitura em relação aos números apresentados pela Estradas de Portugal o que significa que nas A23, A24 e A25 as diminuições de circulação não se situam entre 29,4% e 19,4% mas atingirão valores significativamente mais elevados. É este factor de correcção que deve ser aplicado numa peça apresentada pela SIC há dois dias em que os números citados não são reais.

Sem comentários:

Enviar um comentário