domingo, 24 de junho de 2012

CITAÇÕES

Os indicadores conhecidos não mostram que tenha havido melhorias no desempenho da Justiça em geral e, em especial, no combate à corrupção. A avaliação é, por isso, negativa.

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e coordenador do Observatório da Justiça (Público, sem link)

*****

Todos os que afirmam vincadamente que não precisam de resgate acabam por pedi-lo. Todos os que afirmam que são diferentes uns dos outros acabam por adiar uma solução europeia para uma crise que é comum, mas cuja factura tem sido tão desigualmente distribuída.

O que é inaceitável nesta novela de mau gosto é que os problemas são mesmo comuns, mas as respostas europeias são diferentes. Por um lado, para que alguns poucos países continuem a ganhar às custas da sangria de outros. Por outro, porque se inventam pacotes de resgate "a la carte" dependendo se o país em causa pode pôr mais ou menos em risco a missão europeia de salvação do sistema financeiro. Em qualquer dos casos, a receita é a mesma: austeridade em overdose para os povos dos países em dificuldade e remédios curativos para os mercados.

Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda

*****

[Sobre a recente alteração ao Código do Trabalho], António Monteiro Fernandes, um dos mais conceituados especialistas do Direito do Trabalho enuncia, no "Público" do passado dia 20, quatro matérias que considera apenas "as mais visíveis" enquanto portadoras de "indícios claros" de inconstitucionalidade. São elas: os bancos de horas; a eliminação de feriados e a redução das férias; a suspensão de cláusulas das convenções coletivas que tratam das contrapartidas do trabalho suplementar; a reformulação do processo de cálculo das compensações por despedimento.

Manuel Carvalho da Silva, Investigador do CES

Sem comentários:

Enviar um comentário