sábado, 15 de setembro de 2012

CITAÇÕES

No passado dia 7, Passos Coelho anunciou "apenas" a intenção de proceder à maior transferência direta de rendimentos do trabalho para o capital da história do país. O processo é tão injusto, tão brutal e distante de racionalidade económica, que desencadeou uma avalanche de críticas sem paralelo nas últimas décadas.



Erraram, troika e Governo. E fizeram-no com a leviandade de quem leva um povo inteiro para um laboratório para com ele fazer experiências que - azar - correm todas mal. Ora, o que é ignóbil é que, como o cientista louco diante da enésima explosão das suas delirantes misturas, o Governo e a troika, face à evidência do seu fracasso, ensaiem a irresponsável estratégia de "o mesmo mas mais forte".



Hoje o "não há alternativa" é usado para blindar das críticas as políticas do Governo, fazendo esquecer que elas são opções entre várias "alternativas". Se não houvesse "alternativas", não precisávamos de um governo para coisa nenhuma, bastava um comité de técnicos para aplicar uma "ciência" incontestável. Não é assim e por isso a questão da qualidade da governação vem ao de cima cada vez mais, com resultados pouco brilhantes.

Pacheco Pereira, Público (sem link)


Não restam dúvidas, nem aos mais ingénuos ou aos mais distraídos, sobre qual o objectivo do programa político que está a ser aplicado em Portugal. Usando como justificação regras arbitrárias feitas à medida do objectivo, o Governo prossegue sem disfarçar a sua missão: reduzir ao mínimo os serviços públicos que visam o bem-estar de todos as pessoas e diminuir radicalmente a redistribuição tendencialmente igualitária da riqueza, quer a que é garantida pelos Estado-Providência, quer a que é assegurada pelo valor do trabalho, o qual está a ser drasticamente reduzido.

São José Almeida, Público (sem link)


Sem comentários:

Enviar um comentário