segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CUVI: COMUNICADO DE IMPRENSA

Eis o essencial do comunicado de imprensa divulgado dia 20 de Setembro pela Comissão de Utentes da Via do Infante.

Assunto: Suspensão imediata das portagens ou demissão do governo!

A Comissão de Utentes da Via do Infante esteve reunida em Armação de Pera e, além de analisar a atual situação social e económica no Algarve, decorrente da introdução de portagens, deliberou intensificar as ações pela sua suspensão imediata.

Nove meses depois da introdução das portagens na A22, estas revelaram-se muito ruinosas e desastrosas para a região. Em termos económicos o prejuízo foi enorme, registando-se este Verão uma quebra no turismo em mais de 10%, com destaque na diminuição de cerca de 20% dos turistas espanhóis. Muitas empresas fecharam as portas e, com o fim do verão, as falências e insolvências vão suceder-se em catadupa pois, além das portagens, têm de fazer frente aos pagamentos do IVA elevado, pagamentos por conta e outros impostos, aumento dos combustíveis e diminuição drástica do poder de compra dos consumidores. Socialmente, o Algarve vive uma autêntica tragédia e que se vai agravar dramaticamente no Inverno – mais de 50 mil desempregados e precariedade e pobreza a alastrarem como bola de neve. Não basta o desemprego, o corte de subsídios e de salários, o aumento do custo de vida, as alterações anunciadas na TSU, as portagens só irão agravar todo este panorama social e económico muito negro no Algarve.

Por outro lado, os acidentes de viação, os feridos e as mortes na EN 125 e estradas secundárias dispararam por ação das portagens, registando-se nos meses de Julho e Agosto 254 acidentes rodoviários, contra 186 acidentes verificados no mesmo período do ano anterior. A paragem das obras de requalificação da EN 125 têm contribuído para o aumento dos acidentes. A construtora Edifer, uma das empresas do consórcio que tem a seu cargo a requalificação, encontra-se num processo de insolvência e prepara-se para despedir 200 trabalhadores. A requalificação da EN 125 encontra-se assim adiada para as calendas gregas.

Mas a situação no Algarve ainda vai, infelizmente, piorar muito mais num futuro próximo para utentes, empresários e demais populações, pois o governo anunciou que o sistema de isenções irá terminar no dia 30 de Setembro. Uma situação inadmissível e que irá provocar uma maior fuga de utentes da Via do Infante, que tem registado quebras de tráfego acima dos 50%.

Perante um panorama tão negro a viver-se no Algarve, a Comissão de Utentes exige a suspensão imediata das portagens na Via do Infante. Se o governo persistir na sua arrogância e teimosia, então exige-se a sua demissão imediata! Não podemos permitir que a nossa região continue a ser destruída. O 1º Ministro, o Ministro da Economia e todo o governo faziam um grande favor aos algarvios e ao Algarve se apresentassem a sua demissão imediatamente.

A Comissão de Utentes vai continuar a luta pela abolição das portagens na A22 e congratula-se com as posições tomadas a favor da sua suspensão, pelo Presidente do Turismo do Algarve e pelos dirigentes das associações empresariais AHETA e NERA. Não deixa de ser lamentável a posição da AMAL, que apenas reivindica, de forma tímida, a continuação das isenções. E os deputados do PS, PSD e CDS, eleitos pelo Algarve, continuam vergonhosamente calados. Chegou o momento de fazer escolhas claras!

Além de levar a cabo algumas ações surpresa pela abolição das portagens nos próximos dias, a Comissão de Utentes vai promover uma manifestação e uma vigília junto ao Teatro Municipal de Faro, no próximo dia 1 de Outubro (1º dia sem isenções), a partir das 18.00 horas. Seguidamente terá lugar uma marcha até ao Fórum Algarve. A Comissão de Utentes apela a todos os utentes e demais cidadãos para que boicotem em massa a Via do Infante e protestem vivamente contra a destruição do Algarve e das suas vidas, incorporando-se nestas acções anti-portagens. O fim das portagens na Via do Infante está mais próximo do que se espera. Depende de nós todos acelerar o seu fim.

Com os nossos cumprimentos.

CUVI – Comissão de Utentes da Via do Infante

Sem comentários:

Enviar um comentário