segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DOENTES ONCOLÓGICOS SEM DINHEIRO PARA COMER

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado a 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é consciencializar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

É já terça-feira que passa este dia. No quadro da criminosa austeridade que Portugal vive, a União Humanitária dos Doentes com Cancro alertou há dois dias para a existência de doentes oncológicos sem dinheiro para comer, uma situação que agrava a sua condição física já debilitada pela doença e pelos efeitos dos tratamentos.

“Muitos doentes têm dificuldades económicas. Para o pouco apetite que têm, não têm dinheiro para comer” disse à agência Lusa Cláudia Costa, psicóloga da associação.

Os doentes oncológicos necessitam ter muito cuidado com a alimentação. Uma alimentação correcta pode prevenir o desenvolvimento de certo tipo de cancros e aumentar a capacidade de resposta do organismo e contribuir para a evolução positiva da doença, após diagnóstico.

Cláudia Costa lembrou ainda que “o cancro e a malnutrição são duas condições que estão frequentemente associadas, seja pelas alterações fisiológicas resultantes da doença, seja pelos efeitos colaterais do tratamento, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, sendo fundamental uma adequada intervenção nutricional”.

Dados mostram que a desnutrição afecta 40 a 80 por cento dos doentes oncológicos.

Depois de se saber que se pretende poupar em medicamentos para doentes com cancro, não podia haver notícia mais revoltante que a de haver pessoas afectadas por esta terrível doença sem dinheiro para comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário