sábado, 2 de fevereiro de 2013

AINDA SE RIEM NA NOSSA CARA



O dr Ulrich recebeu 1500 milhões de euros dos contribuintes portugueses para recapitalizar o seu BPI. À custa do dinheiro de todos nós o BPI passou de um prejuízo de 284 milhões para um lucro de 249 milhões. Grande parte deste lucro (150 milhões) corresponde ao pagamento de juros por parte do Estado…

A nossa elite financeira fala de muito alto porque sente as costas quentes por parte de um Governo à sua medida. Não lhes passa pela cabeça que um dia essa situação possa mudar. Ao menos podiam ter um pouco de pudor, depois de se servirem do nosso dinheiro.

É claro que as repetidas declarações do dono do BPI no sentido do “aguentam, aguentam” levantaram uma série de clamores por todo o país, até da parte de pessoas insuspeitas como Santana Lopes. Vem nessa linha o seguinte texto de Nicolau Santos que transcrevemos do Expresso Economia de hoje.


O BANQUEIRO E OS SEM-ABRIGO

O desemprego em Portugal atingiu 16,5% no final do ano passado. Desde 2011 até ao final deste ano, o PIB português terá caído 6,6%. É possível aguentar ainda uma maior degradação destes indicadores? Fernando Ulrich, presidente do BPI diz o óbvio: é possível. Se o PIB na Grécia caiu 25% porque é que aqui não pode cair? E se os sem-abrigo nas ruas de Lisboa aguentam, porque é que a jornalista e o banqueiro, se lhes acontecer o mesmo, também não aguentam? Aguentam, dr. Ulrich, claro que aguentam. Podemos levar o exercício mais longe e concluir que o organismo humano resiste 37 dias sem comer, desde que beba água. E há quem seja torturado, aguente e sobreviva. Logo, podemos ir todos para baixo da ponte que aguentaremos. Mas o que nunca acontecerá é encontrar um banqueiro transformado num sem-abrigo. Nem em Portugal nem em qualquer parte do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário