quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

BENEFÍCIOS PÚBLICOS COM ESTUDOS SUPERIORES


Os benefícios públicos de uma mulher ou um homem ter um grau de ensino superior são duas a três vezes superiores aos custos públicos com a sua formação, revela um relatório da Comissão Europeia.

De acordo como relatório “Education and Traning Monitor 2012”, gastar dinheiro com formação superior é um bom investimento. No caso dos homens, os benefícios públicos são, em média, três vezes superiores aos custos públicos e no caso das mulheres são, em média, o dobro do custo associado.

Apesar disto, Portugal tem cortado no investimento dirigido ao Ensino Superior: “em 2009, a maioria dos países europeus encontrava-se em recessão, mas todos eles mantiveram o investimento em educação à excepção de Portugal e da Roménia” lê-se no relatório.

Uma das metas definidas para a Europa – ter 40% de jovens entre os 30 e os 34 anos com qualificação superior – fi atingida há dois anos por quase metade dos Estados Membros. Portugal ainda está longe da meta com apenas 26,1% dos jovens portugueses com formação superior em 2011.

Os autores do relatório acreditam que será possível atingir aquela meta até 2020 apesar de “alguns Estados-membros ainda terem consideráveis progressos a fazer para conseguir atingi-la”.

Como se percebe por este relatório, o investimento feito por Portugal no Ensino Superior fica muito aquém do desejável, mesmo em situação de recessão. Entre nós, os governantes entendem os gastos com a educação como uma despesa e não como um investimento altamente rentável. Quando aparecem estatísticas nesta como noutras áreas estruturantes, ficamos sempre entre os últimos da lista… Assim não vamos longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário