quinta-feira, 28 de março de 2013

GREVE DE FOME EM GUANTÁNAMO CONTINUA



Não há dúvida nenhuma de que quem controla a informação domina o planeta. Esta é uma verdade cada vez mais actual que nem sequer as redes sociais conseguem ultrapassar com total eficiência. A greve de fome na prisão de Guantánamo está, por assim dizer, esquecida pelos grandes meios de comunicação social. Não será por acaso. Tivesse ela lugar em Cuba – ali logo ao lado – e todos os dias seria objecto de notícias e dos mais variados comentários. Mas não é isso que acontece porque Guantánamo funciona sob administração estadunidense.

Numa rara abordagem desta situação pelo jornal New York Times, são recordados alguns pormenores da situação dos prisioneiros em greve de fome:

- Há detidos que estão na prisão militar de Guantánamo há mais de uma década, sem qualquer espécie de julgamento.

- Alguns dos presos, que há vários anos se recusam a comer, são mantidos vivos com alimentação forçada.

- Calcula-se que, pelo menos 28 prisioneiros, dos 166 detidos, estão efectivamente em greve de fome. Esse número inclui 8 que estão a ser alimentados diariamente, à força, com um suplemento nutricional, enquanto são mantidos presos a uma cadeira.

Estamos, pois, perante uma situação que ocorre na pátria da democracia e dos direitos humanos mas, não sendo notícia, é como se não existisse…

Sem comentários:

Enviar um comentário