quinta-feira, 18 de abril de 2013

NOVA MOÇÃO BE APROVADA POR UNANIMIDADE




Assembleia de Freguesia de Portimão

MOÇÃO

Contra o pagamento do estacionamento no Hospital de Portimão


Apesar de ter havido, no ano passado, contestação da população e de alguns órgãos autárquicos, como as Assembleias Municipais de Portimão, Lagoa e Lagos, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, não recuou na sua medida prepotente e injusta de implementar condicionamento no parque de estacionamento do Hospital do Barlavento, ou seja, introduziu estacionamento pago no referido Hospital.

Foi uma atitude tomada à revelia de toda a população, ignorando por completo a inexistência de alternativas de estacionamento, a falta de rede de transportes públicos eficaz, um estudo prévio, como também pedidos de informação e esclarecimento às autoridades de segurança e trânsito.

Com a introdução do parqueamento pago, tanto os utentes do Hospital do Barlavento, como os seus funcionários ficaram muito prejudicados. Os utentes, como não têm alternativas serão obrigados a pagar um aditamento às taxas moderadoras. Os funcionários, como dispõem de uma bolsa de estacionamento com um número de lugares de estacionamento muito reduzido em relação ao número de utilizadores, também são obrigados a colocar as suas viaturas no parque pago, sendo muitas vezes a única forma de transporte de que dispõem.

Nos dias 9 e 10 de Abril, com a imposição do estacionamento pago, gerou-se uma tremenda confusão e o caos total nos acessos ao Hospital. Foi uma situação muito perigosa ao colocar em risco doentes e até feridos que eram transportados, ora em ambulâncias, ora em viaturas particulares, ficando retidas em enormes filas de trânsito. Houve situações em que, para minimizar o tempo de espera, as ambulâncias tiveram que circular em contramão, colocando em perigo os outros condutores. E se não fosse o auxílio das autoridades policiais presentes no terreno, a situação teria tido consequências ainda mais negativas e perigosas.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, depois de verificar a confusão gerada com a sua vergonhosa atitude, suspendeu o parqueamento pago para “repensar “.

Perante o exposto, a Assembleia de Freguesia de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 15 de Abril de 2013 delibera:

- Manifestar o seu mais vivo repúdio pela ação abusiva e de desrespeito pelas vidas dos utentes, como dos funcionários do Hospital do Barlavento;

- Exigir a revogação desta medida discricionária, injusta e muito penalizadora para os utentes desta unidade Hospitalar;

- Dar conhecimento desta posição à Administração do CHBA, ao Ministro da Saúde, à Administração Regional de Saúde do Algarve, à Assembleia Municipal de Portimão, à Câmara Municipal de Portimão e aos órgãos de comunicação social regionais e nacionais.

Portimão, 15 de Abril de 2013.

O Membro eleito pelo Bloco de Esquerda

Francisco Reis

Observação: Moção aprovada por unanimidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário