quinta-feira, 15 de agosto de 2013

E, NO ENTANTO, O INFERNO VAI CONTINUAR



Ao fim de quase mil dias consecutivos em contracção, a economia portuguesa conseguiu crescer, pela primeira vez no 2º trimestre de 2013, com o PIB a registar um aumento de 1,1%.
Mas, para além do foguetório propagandístico do Governo e dos seus agentes na comunicação social, não sobra grande coisa, se analisarmos a fundo a situação actual.
1.Para o crescimento da economia entre Abril e Junho contribuíram uma quebra menos acentuada do investimento e o aumento das exportações.
2.O corrente ano vai ser de recuo da actividade económica do país.
3.No 2º trimestre de 2013 verificou-se uma quebra do PIB de 2% em relação ao mesmo período de 2012.
4.Este ano continuará a ser de quebra do consumo interno, do investimento e da procura interna, a par da continuação de níveis de desemprego elevadíssimos.
5.Sendo verdade que no 2º trimestre as exportações aumentaram, isso deve-se ao crescimento das vendas ao exterior nos meses de Abril e Maio, já que em Junho se verificou uma contracção nesta área.
Portanto, se os números sobre a economia portuguesa, tornados públicos esta quarta-feira, chegaram na melhor altura para o Governo com a aproximação das eleições autárquicas… para o cidadão comum, qualquer que seja a sua condição, o inferno vai continuar, acompanhado de uma lavagem ao cérebro que a propaganda não deixará de lavar a cabo através dos poderosos meios que estão á sua disposição. É tarefa dos mais bem informados desmistificar junto das populações as loas que vão ser tecidas à sua volta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário