quarta-feira, 7 de agosto de 2013

NOTA DE IMPRENSA DA CUVI



Com data de 6 de Agosto, eis o essencial de uma nota de imprensa e à comunicação social da Comissão de Utentes da Via do Infante

Assunto: O prometido é devido - Ações anti-portagens na Coelha e na Manta Rota

As razões para continuar a protestar pela suspensão das portagens no Algarve continuam válidas e cada vez mais fortes, pois a região encontra-se de rastos e já a bater no fundo. As consequências da implementação das portagens pelo governo PSD/CDS, com o apoio do PS, encontram-se bem à vista de todos – falências e desemprego em massa, acidentes de viação quotidianos na EN 125, tráfego infernal (e falta e manutenção) nesta via, muito agravado durante o verão, prejuízo ao erário público e aos contribuintes de muitas dezenas de milhões de euros. Uma tragédia social e económica de dimensões nunca vistas.

O governo de Passos Coelho e Paulo Portas, ao implementar e manter as portagens, por teimosia e para favorecimento de interesses privados – já devia ter anulado a PPP ruinosa com a concessionária que continua a obter ganhos de elevada rendibilidade – está também, a revelar-se um desastre tal como as portagens. O Presidente da República também é responsável pela situação dramática que se vive no Algarve, pois promulgou todas as leis a favor das portagens e persiste em ressuscitar e manter um governo em funções que só tem desgraçado o Algarve e o país. Desta forma, quem continua a infernizar as vidas dos utentes e populações que residem, trabalham e visitam o Algarve, não merecem passar férias nesta região descansados.

Não obstante a negra realidade bem visível para todos, também não deixa de ser muito estranho, lamentável e revoltante que os deputados dos partidos do governo e do PS, incluindo os do Algarve, votem sistematicamente, no Parlamento, contra todas as resoluções e projetos – lei propondo a suspensão das portagens.

O prometido é devido. A Comissão de Utentes da Via do Infante, tal como anunciou anteriormente e no âmbito da proclamação de uma campanha de desobediência civil contra as portagens este verão, vai levar a efeito mais algumas ações no próximo fim-de-semana:

- Na sexta-feira, dia 9 de agosto, a partir das 20.30 h, irá ter lugar uma acampada/vigília na Aldeia da Coelha, junto à residência de férias do Presidente da República.

- No domingo, dia 11 de agosto, irão ocorrer duas ações na Manta Rota – uma a partir das 9.30 h, junto à residência de férias do 1º Ministro, e uma outra, pelas 16.30 h, em plena praia da Manta Rota (os pormenores desta última iniciativa só serão divulgados publicamente no próprio dia).

A Comissão de Utentes – que se desloca aos locais indicados de forma pacífica - espera desta vez ser recebida pelos mais altos representantes deste país, procurando obter resposta às cartas que entregou, o ano passado, a Cavaco Silva e a Passos Coelho. A CUVI endereça um convite a todos os utentes e demais interessados para que acompanhem esta entidade aos locais indicados.

Caso a Comissão de Utentes não seja recebida pelos nossos governantes, irá esta fazer nova tentativa na Festa do Pontal, no Calçadão de Quarteira, dia 16 de agosto, onde naturalmente marcará presença o 1º Ministro e outros membros do governo, responsáveis pela introdução de portagens.

Novas ações anti-portagens terão lugar no mês de Setembro – marchas lentas de viaturas – cujas datas e pormenores serão divulgados oportunamente. A luta não pode parar! A luta irá continuar até à abolição das portagens no Algarve – custe o que custar e doa a quem doer!

Sem comentários:

Enviar um comentário