terça-feira, 26 de novembro de 2013

A REVOLTA EXISTE



Em 2010, perante o plano inclinado em que se encontravam as condições de vida de muitos portugueses, alguém ligado à igreja católica advertiu para a possibilidade de convulsões sociais de monta no início de 2011. Tal não veio a suceder porque a capacidade de encaixe dos nossos cidadãos é muito grande como provam os factos: aguentaram durante quase meio século uma ditadura, uma guerra de 13 anos e uma emigração forçada para fugirem à miséria extrema que atingia a maior parte da população.
Com o avento da democracia, as condições de vida, nos seus mais variados aspectos, melhoraram significativamente apesar de muito mais poder ter sido feito.
A chamada crise que sobreveio no final da primeira década deste século veio inverter essa situação, primeiro com o Governo Sócrates e, agora, com a maioria de direita. Sempre tudo a piorar e sem luz de esperança ao fundo do túnel. A vitória nas eleições legislativas de 2011, baseada numa infindável série de mentiras e de promessas esquecidas logo que as urnas foram fechadas, gerou um crescente sentimento de revolta entre a esmagadora maioria dos portugueses que, de dia para dia, se vê afectada por um crescimento galopante do desemprego, da fome e da miséria. Não admira, pois, que se esteja a preparar um caldo propício à eclosão de violência que, uma vez despontada, dificilmente poderá ser contida. Os receios manifestados por Mário Soares são apenas a explanação do que se sente em muitos locais onde se ouvem conversas cujo tema é, invariavelmente, a degradação das condições de vida da generalidade dos portugueses.
É à volta das afirmações de Soares que gira o artigo de opinião de José Vítor Malheiros no Público de hoje.
Há quem pense que, ao falar da “onda de violência que aí virá”, Mário Soares está a legitimar o uso da violência como arma política ou mesmo a convocar essa violência.
Paulo Portas foi um dos que acharam que “as declarações de um antigo Presidente da República são graves porque elas significam, mesmo que involuntariamente, a legitimação da violência, e, em democracia, a violência nunca é a forma adequada de manifestar uma opinião".
De facto, Soares não declarou que era legítimo usar da violência e apenas alertou para o facto de que o caminho que o Governo está a seguir pode levar à violência e que, precisamente por isso, deve ser imediatamente inflectido.
Não tenho a mínima dúvida de que Soares receia uma explosão de violência – quanto mais não seja porque, uma vez iniciada, ninguém pode prever a sua evolução. E não tenho notícia de que o PS, ou mesmo os “radicais” do BE ou do PCP, se preparem para enquadrar, controlar e liderar essa explosão de violência de forma que sirva os seus objectivos políticos.
Mas sejamos claros: se alguém pensa que a política seguida pelo actual Governo não contém qualquer risco de dar origem a situações de violência social deve começar a tomar os medicamentos que o médico receitou. Uma pessoa no seu juízo só poderia pensar assim se, devido a uma raríssima situação de privilégio, não tivesse sido minimamente atingida pela “austeridade”, se não conhecesse ninguém que o tivesse sido e se tivesse os filmes de António Lopes Ribeiro como único ponto de contacto com a realidade quotidiana dos portugueses. Basta andar na rua e ver e ouvir as pessoas para perceber como a “austeridade” afectou as vidas de todos, como o seu presente os humilha e os desespera, como o futuro dos filhos os angustia, como a sua raiva é palpável, como o seu sentimento de injustiça está ao rubro. E com razão. Não é fácil aceitar que os nossos filhos não vão poder frequentar a universidade, que não podemos comprar os medicamentos de que a nossa mãe precisa, que o nosso filho com necessidades especiais não tenha apoio na escola, que o nosso salário tenha sido reduzido e não permita a extravagância de tomar um café, que a nossa filha esteja desempregada sem subsídio e precise de ajuda para pagar a luz e a água e toda a cascata de pequenas misérias e de tristes vergonhas em que a vida da maioria dos portugueses se tornou.
Mais Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário