quinta-feira, 7 de novembro de 2013

HÁ MAIS ULTRAMILIONÁRIOS EM PORTUGAL



Os números não enganam quaisquer que sejam as voltas que lhes queiramos dar. De acordo com um relatório da Wealth-X, uma organização (não “radical”) que monitoriza a actividade financeira a nível mundial, o número de ultramilionários no mundo aumentou no último ano 6,3%, cifrando-se agora perto dos 200 mil. Esta gente possui 40% da riqueza mundial, uma ninharia…
Em Portugal existem actualmente 870 pessoas pertencentes ao clube dos muito ricos. Há um ano eram 785 os que possuíam fortunas superiores a 22 milhões de euros. Este crescimento foi superior à média europeia tanto em número como em valor das fortunas.
Se tivermos em atenção a penúria em que caíram milhões de portugueses, com uma brutal queda nos rendimentos do trabalho, e a compararmos com o significativo crescimento dos muito ricos, então, facilmente se percebe que o que foi retirado a uma imensa maioria vai parar aos bolsos de uma pequena minoria.
Temos, no relatório acima citado, mais uma prova evidente de que as desigualdades sociais estão a aumentar vertiginosamente em todo o mundo com a concentração da riqueza num pequeno número de indivíduos.
Sem novidade, a crise também tem sido favorável aos super ricos na Grécia onde o número de ultramilionários cresceu 11% assim como o valor das suas fortunas (20%).

Sem comentários:

Enviar um comentário