sábado, 11 de janeiro de 2014

CITAÇÕES



Eusébio foi, portanto, um “herói” adequado a um país trágico, que era feito de guerra, desenraizamento e saudade. Salvo a guerra (a colonial, pelo menos), voltámos ao mesmo.
Manuel Loff, Público (sem link)

Distribuir indiferenciadamente por toda a esquerda a responsabilidade das dificuldades de construção de uma alternativa - ou inclusivamente focá-la privilegiadamente na esquerda à esquerda do PS - é algo que distorce a realidade.
(…)
Desculpabilizar deste modo as lideranças socialistas e responsabilizar a esquerda à esquerda do PS por aquilo que é uma escolha consciente e livre daquelas lideranças é algo que só ajuda a que tudo fique na mesma.
(…)
Aquilo que verdadeiramente bloqueia uma alternativa de governo à esquerda não é a disponibilidade, ou falta dela, para governar. São as escolhas para a governação de Portugal e da Europa. É a clarificação disso e das suas condições de viabilidade que se exige.

Os indicadores com que nos apresentam o êxito não coincidem com a realidade que as pessoas e a esmagadora maioria das empresas vivem, pois os seus problemas estão a agravar-se e não a diminuir.
(…)
As eleições europeias vão realizar-se dez dias depois da "saída da troika", logo o Governo e os seus apoiantes internos e externos, fazendo uma boa encenação, podem ajudar o PSD e o CDS a ter mais uns votos, e a ganhar fôlego para prosseguirem nas suas políticas.
(…)
Temos agora menos emprego e emprego de pior qualidade. Salários, pensões e prestações sociais mais baixos. Pior saúde e ensino. Milhares de empresas destruídas. Maior concentração da riqueza. Mais desigualdades, injustiças e pobreza. Um Estado social fragilizado e o Orçamento do Estado ao dispor dos negócios dos grandes capitalistas.

Desde o início desta crise – tal como diversos estudos evidenciam, designadamente da OIT – em todo o Mundo as desigualdades sociais, assim como o número de pessoas em risco de pobreza e exclusão social, aumentaram significativamente.
Glória Rebelo, professora universitária e investigadora, Público (sem link)

Se a actual crise veio mostrar algo, esse algo é que precisamos urgentemente de partilhar mais e de construir um Estado mais social e menos pessoal.
Gustavo Cardoso, docente universitário e investigador, Público (sem link)

Hoje, Portas não pode falar para os nichos eleitorais que jurou defender com “linhas vermelhas” e não tem nenhum argumento que permita diferenciar-se do PSD.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

A escolha do novo presidente da Parpública mostra como este Governo trata os interesses empresariais do Estado: a pontapé. E nisso o Governo é exímio.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Para a maioria dos americanos, não há recuperação com 95% dos ganhos a irem para 1% da população mais rica.
(…)
Em ambos os lados do Atlântico, as economias de mercado não estão a conseguir cumprir o prometido à maioria dos cidadãos.
Joseph E. Stiglitz, Prémio Nobel da Economia, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário