quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DEBATE EM PORTIMÃO SOBRE O ESTADO DA SAÚDE NO BARLAVENTO ALGARVIO



Conforme notícia do Diário Online, a Associação Social, Cultural e desportiva Teia d’Impulsos promove esta noite, pelas 21:00h no pequeno auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão – um debate subordinado ao título “O Estado da Saúde do Barlavento Algarvio”.
“Num momento em que a qualidade dos cuidados de saúde públicos prestados no Algarve tem sido alvo do interesse mediático e suscitado o confronto de opiniões divergentes, torna-se necessário esclarecer os cidadãos e discutir quais as consequências para a saúde pública das recentes mudanças na gestão dos hospitais públicos da região, com a fusão do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio”, justifica a associação.
“Estarão os cuidados primários prestados pelo hospital público a dar a adequada resposta às necessidades da população? Quais as consequências diretas da reorganização dos serviços hospitalares para os utentes do barlavento algarvio? E o sector privado, poderá colmatar as lacunas dos serviços prestados pelo hospital público?”, serão algumas das questões debatidas.
O painel de convidados será constituído por Pedro Nunes (presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Algarve), João Moura Reis (presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Algarve), Ulisses Brito (presidente do conselho distrital do Distrito Médico do Algarve da Ordem dos Médicos) e Luís Batalau (médico e ex-presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio).
Independentemente da necessidade de debater o estado da saúde “no” barlavento do Algarve, estranha-se, de uma forma especial, a composição do painel de convidados para a discussão de tão candente problema para os habitantes da parte mais ocidental do distrito de Faro. Faz lembrar, no pior sentido, a maioria dos debates no “Prós e Contras”... Não seria muito mais interessante que os promotores do debate tivessem constituído um painel em que incluíssem representantes dos partidos com deputados eleitos pelo Algarve? Não nos esqueçamos que o tema do debate é essencialmente político. A fórmula escolhida não é, de todo, a mais feliz mas não sejamos ingénuos…

Sem comentários:

Enviar um comentário