terça-feira, 7 de janeiro de 2014

LÁ COMO CÁ OU A ELIMINAÇÃO DO PODER DAS CONSTITUIÇÕES



Portugal esteve encerrado esta segunda-feira para se continuar a realização de uma hiperlavagem ao cérebro dos seus habitantes, que já tinha começado ontem. Independentemente do respeito que deve merecer um ser humano que parte desta vida, ainda por cima um homem bom que deu o melhor de si nas funções que desempenhou, querendo muito pouco em troca, nada justifica o monumental espalhafato montado pela comunicação social, em especial a televisiva. Dir-se-ia que estivemos perante o exemplo mais acabado da informação transformada em espectáculo. Tudo servia para acrescentar mais alguma coisa, como, por exemplo, comparar o defunto a Nelson Mandela. Nem mais!
Quem ficou muito agradecido foi o Governo que se fez representar largamente, tecendo as loas do costume em ocasiões deste tipo. Nem seria caso para menos porque durante uns dias os portugueses vão esquecer-se do rol de austeridade que aí vem para acrescentar à austeridade que já nos sufoca.
Para darmos uma ajuda ao desenjoo de um dia com não notícias, trazemos aqui um texto de Clara Ferreira Alves que transcrevemos da Revista do Expresso de sábado passado (4 Janeiro) onde a jornalista conta o que se está a passar em Detroit, cidade americana que declarou falência e, onde o juiz que a autorizou, permitiu que, por aquele motivo, “a obrigação de pagar as pensões públicas deixava de ser intocável”. Mas o melhor é ler-se o texto, na integra, e reflectirmos bem sobre ele.
Um juiz do Tribunal de Falências dos Estados Unidos da América para o Distrito Leste de Michigan, um juiz federal, autorizou formalmente a declaração de falência da cidade de Detroit, e decretou que, neste caso, a obrigação de pagar as pensões públicas deixava de ser intocável. As leis do Estado de Michigan e a Constituição proíbem que se toque nas pensões. Um jurista perito em legislação municipal acha que a decisão pode vir a mudar a intocabilidade das pensões, não apenas no Michigan como em outras cidades com problemas em pagar pensões de funcionários públicos. Cidades como Los Angeles, Chicago e Filadélfia. A decisão do juiz federal considera que os benefícios das pensões são um direito contratual e não estão abrangidas pela protecção especial num caso de falência municipal ao abrigo do Capítulo 9.
Detroit está na bancarrota. A cidade foi a 4ª maior e é hoje a 18ª. Perdeu centenas de milhares de habitantes (1,8 milhões para 700 mil). Os serviços públicos deixaram de funcionar, circula apenas um terço das ambulâncias e a polícia consegue fechar 9% dos casos reportados, apesar do aumento da criminalidade. Os bombeiros não têm mãos a medir devido aos casos de fogo posto, estão mal equipados e sem meios. Um gestor especial de falências, nomeado pelo Estado, Kevyn Orr, pretende iniciar já o plano de recuperação da cidade com base na decisão, pagando apenas uma parte dos 18 mil milhões em dívida da cidade, e restaurando serviços essenciais. Este plano chama-se “Plano de Ajustamento”. A cidade vai vender património e reinvestir o dinheiro nos serviços públicos.
Para as famílias com rendimentos fixos, qualquer corte na pensão será devastador. Os sindicatos e os gestores de fundos de pensões prometem luta judicial, recorrendo para um tribunal superior, mas nenhum líder sindical tem dúvidas de que se a decisão vingar, o resto da América atacará as pensões. “Os reformados e os pensionistas ficarão sem apoios, sem comida, medicamentos, carro e serão despejados das casas e dos lares”. Um bombeiro que recebe uma pensão de invalidez depois de ter ficado gravemente incapacitado num incêndio, acha que a decisão, considerada ilegal e amoral, é o “canário na mina”. Resposta oficial: “Não há dinheiro”. Numa manifestação de protesto, liam-se nos cartazes as palavras Bank of America , um dos bancos americanos resgatados pelo contribuinte americano. Neste caso, ninguém disse que não havia dinheiro.
O declínio de Detroit tem muitos fatores. A cidade sustentava-se praticamente de uma única indústria, a automóvel (resgatada pelo contribuinte americano), e acumulou lideranças municipais corruptas e incompetentes. Junte-se a isto a tensão racial, a pobreza e a desigualdade. A dada altura, Detroit pedia emprestado para pagar empréstimos anteriores, um círculo vicioso semelhante ao da dívida portuguesa e dos juros. Com a diferença de que Detroit não pagará a dívida toda nem os juros. E um dos últimos presidentes da Câmara, Kwame Kilpatrick, foi condenado a 28 anos de cadeia por crimes de extorsão, fraude e corrupção durante um mandato de 2001 a 2008. As falhas da liderança política foram, antes e depois dele, as grandes responsáveis pela falência de Detroit. O mayor que lhe sucedeu demorou pouco tempo no cargo e recusou recandidatar-se, e o mayor atual teve de ceder poderes ao gestor especial de falências, Kevyn Orr.
A guerra prossegue agora nos tribunais e as decisões finais das batalhas judiciais serão analisadas à lupa e aplicadas ou não nas outra cidades, com ou sem bancarrota. Na vida da democracia americana, nunca o princípio constitucional da inviolabilidade das pensões tinha sido posto em causa, mas o próprio juiz que a decretou considera que há sempre recurso para o tribunal superior. O que os sindicatos e fundos tencionam fazer. Dado o estado de emergência da cidade, o juiz acha que o processo deve se acelerado, posto em fast track, para que a cidade não fique muito tempo paralisada pelos tribunais. A cidade e o “Plano de Ajustamento”.
Não custa traçar paralelos entre o que está a acontecer na Europa, e em Portugal, com os seus planos de austeridade, embora no caso de Detroit ninguém fale em austeridade (seria irónico). O que importa reter é que o sistema dominante arranjou uma maneira definitiva de dar cabo dos direitos adquiridos das pensões públicas, um princípio sagrado desde a sua instituição. O que o futuro os prepara é simples: a pensão é matéria aleatória. Há dinheiro mais que suficiente na América para salvar Detroit, e muitos exemplos do empreendedorismo da cidade já se notam por todo o lado, numa espécie de renascimento urbano. A questão não é saber se há ou haverá dinheiro. A questão é a eliminação do poder das constituições e das regras da justiça social em nome da “emergência”. Lá como cá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário