sábado, 18 de janeiro de 2014

O QUE ESTÁ EM CAUSA NO CONFLITO NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA?



A comunicação social global insiste na ideia de que o sangrento conflito que se está a desenrolar na República Centro-Africana (RCA) é meramente sectário, com guerrilheiros que se digladiam por Cristo ou Alá.   
 Por outro lado, a ONU alerta para a existência na RCA de todos os elementos que conduzam a um genocídio.
O que está verdadeiramente em causa neste país do martirizado continente africano parece ter menos a ver com um conflito religioso e mais com o interesse do capital se apropriar das suas riquezas, particularmente o petróleo.
É notório que a intervenção francesa na RCA está, sobretudo, relacionada com a luta pelo domínio de África, entre as maiores potências regionais e globais. Não há aqui qualquer intenção humanitária como se pretende fazer crer.

1 comentário:

  1. caríssimos!

    pois o meu comentário é um não comentário porquanto é a primeira vez que estou a utilizar o face book e mais os blogs e o que quero mesmo é deixar-vos uma mensagem, um alerta, um grito sobre a ultima oportunidade de estancar o processo de degradação e retrocesso assistencial do hospital de portimão

    há uma providencia cautelar a que os cidadãos podem individualmente subscrever, é fundamental uma posição de forma e isso implica mobilização, para já e para aqui...

    grato e que me perdoem os centro africanos, com os quais estou certamente solidário...
    ...........
    vai ao google e escreve:

    Cidadãos podem juntar-se ao processo cautelar contra fecho de valências no Hospital de Portimão

    MEXE-TE...

    vamos todos ser co-autores ... no passaran !!

    abraço

    ResponderEliminar