quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A BANCA A METER A MÃO NOS NOSSOS BOLSOS… MAIS UMA VEZ


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está, desde 19 de fevereiro, a cobrar 52 cêntimos por cada transferência bancária online para outras instituições financeiras. Trata-se de um valor fixo para todas as transações abaixo dos 100 mil euros, que está a ser cobrado desde 19 de fevereiro.
Ninguém está isento, concretizou fonte da CGD. Não está previsto, neste momento, a cobrança pelas operações de transferências nos multibancos, garantiu ao CM a mesma fonte. O valor consta do preçário que entrou em vigor a 1 de janeiro, mas a instituição só começou a aplicar a comissão no dia 19 deste mês. A comissão é de 0,50 euros, a que se soma dois cêntimos do imposto de selo.
O BCP cobra pela  transferências online um mínimo de um euro (abaixo de mil euros) e um máximo de 19,50 euros. Já o Santander cobra uma comissão de 1,25 euros para transferências abaixo de 100 mil euros. O BES e o BPI não cobram. Recorde-se que a CGD teve prejuízos de 576 milhões de euros em 2013.
Esta notícia do Correio da Manhã de hoje que não descortinámos em mais nenhum jornal de grande tiragem suscita algumas reflexões:
1.Mais uma vez a banca, quando em dificuldades, vai ao bolso do cidadão, quer seja como cliente quer como contribuinte.
2.As transferências de valor mais baixo – as mais numerosas – acabam por ser mais penalizadas relativamente às mais elevadas.
3.Verifica-se a situação surreal de a taxa cobrada pelos bancos incidir sobre transferências online onde não há desgaste de equipamentos bancários nem interferência de qualquer trabalhador da instituição financeira. É tudo lucro para os bancos.
4.Sendo que esta taxa se encontra em vigor, há algum tempo em vários bancos, é estranho que não tenha suscitado, até agora, a curiosidade de qualquer órgão de comunicação social de maior audiência. Oportuna distracção das várias estações televisivas?...
5.Ninguém nos garante que estas taxas não venham a ser aplicadas nas transferências dentro de cada instituição bancária ou através do multibanco.

Sem comentários:

Enviar um comentário