domingo, 9 de fevereiro de 2014

COMUNICADO DA CCDA DO BLOCO DE ESQUERDA



COMUNICADO DA REUNIÃO DA CCD DE 24 DE JANEIRO DE 2014
Reunida no dia 24 de janeiro de 2014, a Comissão Coordenadora Distrital do Algarve do Bloco de Esquerda foi informada sobre:
1. Núcleos do Bloco de Esquerda no distrito de Faro iniciaram o processo para a eleição das futuras Comissões Coordenadoras Concelhias (CCC). Faro e Olhão agendaram eleições, para as respetivas CCC, para dia 1 de março, tendo Faro formalizado o processo com o envio de informação aos seus aderentes. Portimão agendou o ato eleitoral para dia 8 de março. Os núcleos de Lagoa e o de Lagos, informaram que na próxima reunião das suas CCC há um ponto dedicado a este assunto, sendo que, brevemente, darão conhecimento do calendário eleitoral. O núcleo de Tavira informou que dará inicio ao processo eleitoral após a conclusão dos trabalhos de melhoramento da sua sede. 2. A Concelhia de Vila Real de Santo António elegeu, no dia 18 de janeiro, uma nova CCC para o mandato de 2014-2016. 3. Em fevereiro terão lugar no distrito de Faro várias iniciativas do BE. Nos dias 1 e 2 acontece, em Portimão e Faro respetivamente, o cordão humano nos hospitais de Portimão e Faro. Dia 7, o Coordenador Nacional do BE desloca-se à região para participar em iniciativas dedicadas ao setor da saúde. O Secretariado da CCD prepara uma ação de mobilização distrital para este dia. No dia 20 terá lugar a apresentação, em Faro, do mais recente livro de Francisco Louçã - “Os donos Angolanos de Portugal”. Aproveitando a deslocação de Francisco Louçã ao Algarve, o núcleo do Algarve da Cultra prepara a organização de uma sessão pública (mesmo dia). Nos dias 22 e 23, contando com a participação da Eurodeputada Marisa Matias, haverá lugar a várias iniciativas. O programa destas iniciativas está a ser acompanhado e trabalhado pelo secretariado da CCD junto dos núcleos que acolhem as iniciativas. 5. Os preparativos para a realização do “Grande Debate Regional” acerca das portagens na Via do Infante. Este terá lugar em março e contará, entre outros, com as participações, confirmadas, do advogado Paulo Morais e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé.
A CCD decidiu: 1. Manifestar publicamente o seu apoio às iniciativas pela defesa do SNS, contra a degradação dos serviços públicos de saúde no Algarve, promovido pelo Movimento de Cidadãos Utentes dos Serviços Públicos de Saúde no Algarve. 2. Propor que durante a deslocação ao Algarve de João Semedo possa realizar-se uma visita às instalações do Hospital de Lagos. 3. Promover iniciativas de debate com base nos temas em discussão na II Conferência Nacional – i) trabalho de direção, organização de base e intervenção do partido nos problemas locais, empresas, setores profissionais e movimentos sociais; ii) manifesto BE para as eleições europeias – com o propósito de manter aberta a discussão destes temas, sobretudo o primeiro, e, elaborar um documento abrangente e comum à estrutura distrital.
4. Saudar as mais recentes intervenções e iniciativas parlamentares, designadamente aquelas dedicadas a questões Algarvias. Este é um indicador de uma melhoria na ligação entre as duas estruturas, o qual deverá ser mantido e reforçado. Esta iniciativas devem ainda ser reforçadas ao nível da sua divulgação pública, quer através dos órgãos de comunicação social, quer através do contacto com a população, por meio de ações de agitação e propaganda. 5. Salientar a atual ligação precária entre a Comissão Política e a direção distrital do partido, como desta com os núcleos do Bloco de Esquerda no distrito. 6. Propor a realização de um Encontro Autárquico focado no papel do autarca nas freguesias face ao novo regime jurídico para os órgãos autárquicos. Foi proposto que esta iniciativa tenha lugar em Olhão entre o final de março e meados de abril do corrente ano.
A CCD definiu que as questões organizativas que serão alvo de debate na II Conferência Nacional do BE, são sobremaneira relevantes para, eventualmente, serem restritas a uma abordagem que se esgotará numa única iniciativa de debate. Neste sentido, considerando ainda a necessidade de discutir, debater e assimilar estas matérias, a CCD consensualizou a imperativa necessidade de retomar este tema, tão breve quanto possível, no modelo de plenários distritais, reuniões inter-concelhias e apelando, ainda, aos núcleos para a convocatória de reuniões concelhias para o efeito. Assim, manifesta a importância para a mobilização dos bloquistas para estes temas, destacando a necessidade para a convocação e dinamização de espaços comuns que mantenham um debate aberto e centrado nas vias para um ativismo militante, na falta de procedimentos e nos cuidados do espontaneísmo em iniciativas populares, na organização base para a discussão de ações concretas e nos fundamentos para o acompanhamento do trabalho político distrital e a articulação com os núcleos.

Sem comentários:

Enviar um comentário