terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MOÇÃO SOBRE CAMPISMO E CARAVANISMO



O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda vai apresentar na próxima reunião da Assembleia Municipal de Portimão, dia 21 de Fevereiro de 2014, uma moção/recomendação sobre Regulamento Municipal para licenciamento de Actividades de Campismo Ocasional e Caravanismo no Concelho de Portimão. Eis o essencial da moção:

Moção
Regulamento Municipal para licenciamento de Actividades de Campismo Ocasional e Caravanismo
O Concelho de Portimão tem sido alvo, nas últimas décadas, de um aumento considerável de actividades associadas ao caravanismo, certamente pela presença inquestionável de valores naturais, culturais e de veraneio.
Contudo esta prática é muitas vezes realizada em moldes indesejáveis e por vezes degradantes. A utilização abusiva dos referidos espaços naturais, públicos e urbanos, colocando inevitavelmente em risco o seu equilíbrio e a sua continuidade futura, bem como a integridade das populações locais.
A prática do caravanismo, constitui igualmente um problema, generalizado por todo o país, devido á insuficiência de locais destinados ao aparcamento destes veículos, que nestas circunstâncias são alvo de infindáveis proibições associadas a veículos para tais propósitos.
O Decreto-Lei 310/2002, de 18 de dezembro, (capitulo V, licenciamento do exercício da actividade de acampamentos ocasionais, Artigo 18.º licença) atribui às Câmaras Municipais competência em matéria de licenciamento relativo à ocorrência de acampamentos ocasionais.
 Este regime de licenciamento, terá como principal objectivo a regulamentação da prática do campismo e caravanismo em locais próprios, sendo um instrumento de produção de valor no concelho, ou seja, receita para autarquia com o licenciamento dos locais e taxas, (sendo proibido a prática do campismo e caravanismo estacionamento e pernoita em locais públicos), os locais de parqueamento e pernoita poderão surgir conforme o regulamento, criando emprego, bem-estar e segurança aos seus visitantes e retirando responsabilidades à autarquia.
No concelho já existem locais para o efeito: Parque da Mata da Rocha, Parque Campismo de Alvor e Junta de freguesia de Alvor.
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia Municipal de Portimão, reunida na 1º sessão ordinária no dia 21 de Fevereiro de 2012, que delibere:
- Que a Câmara de Portimão, produza o Regulamento Municipal para Licenciamento de Actividades de Campismo Ocasional e Caravanismo. Proceda á sua aprovação e implementação.
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda
Pedro Mota
Marco Pereira
Elvira Meco

Sem comentários:

Enviar um comentário