sábado, 29 de março de 2014

CITAÇÕES


Quando rigor só pode rimar com sofrimento e melhoria de condições passou a ser uma questão de fé e não uma possibilidade efetiva, a política só pode ser repudiada.
(…)
A austeridade agravou e espalhou a pobreza.
(…)
A diferença entre o rendimento dos 10% mais ricos e dos 10% mais pobres passou de 9,2 vezes em 2009 para 10,7 vezes em 2012.
(…)
O alastramento e o agravamento da pobreza da grande maioria reverteram a favor de uns poucos muito ricos, sempre incólumes aos sacrifícios
(…)
À vulnerabilidade da pobreza o Governo responde com a eternização dessa vulnerabilidade nos segmentos sociais mais frágeis.

Acontecimentos e informações que nos surgiram nos últimos dias parecem uma montra de terror.
(…)
Um secretário de Estado, cumprindo uma orientação de estratégia de governação, convidou um conjunto de jornalistas para, através deles, como se estivesse num encontro de café, anunciar aos portugueses que as suas reformas vão ser todos os anos reduzidas.
(…)
Nestes dias tomamos conhecimento de que a pobreza cresce aceleradamente e que a mobilidade descendente na sociedade portuguesa, inerente à estratégia de empobrecimento, se tornou um caminho inexorável.
(…)
Os jovens não têm emprego ou têm baixos salários, não conseguem proteção no desemprego, dispõem de cada vez menos condições de acesso à formação, ao ensino, à saúde, a apoios à família.
(…)
Chega de burla política.
(…)
Não nos deixemos esmagar pelo sofrimento, pelas injustiças, pela tristeza.
(…)
O Governo, o PR e os que hesitam em forçar alternativas, ao seguirem caminhos que acentuam os problemas, estão a aniquilar o país.

A "riqueza" é ter um Estado com obrigações sociais.
Pacheco Pereira, Público (sem link)

Ser conivente com esta realidade de miséria social e ser complacente com a pobreza é uma opção ideológica que passa pela aceitação das desigualdades.
São José Almeida, Público (sem link)

A fúria destruidora da actual maioria conhece poucas estribeiras, mas em poucas áreas foi tao agressiva como na segurança social.
Pedro Adão e Silva, Expresso (sem link)

Este empobrecimento não é um efeito colateral da austeridade. É o objectivo da austeridade.
Daniel Oliveira, Expresso (sem link)

O Instituto Nacional de Estatística veio estragar a festa do milagre.
Fernando Madrinha, Expresso (sem link)

A coesão social só se consegue com políticas públicas ativas e consistentes no tempo.
Nicolau Santos, Expresso Economia (sem link)

Sem comentários:

Enviar um comentário