segunda-feira, 7 de abril de 2014

DURÃO É SÓ FUMAÇA…


Não sabemos bem que alvos pretende atingir Durão Barroso com a entrevista que deu à SIC e ao Expresso mas a ideia que fica, para já, é que ele regressou à política nacional pela porta dos fundos. Em geral, os comentários que se podem ler na comunicação social e na blogosfera são muito negativos. Um dos exemplos destas reacções é o texto de Nicolau Santos que podemos ler no Expresso Economia do passado sábado.
Na entrevista que concedeu ao Expresso e à SIC, Durão Barroso quis passar duas mensagens: a primeira sobre o papel da União Europeia, por ele liderada, na resposta à crise; a segunda sobre o resgate e o programa de ajustamento português. Diz em relação à primeira: “A marca principal que posso deixar é a resposta à crise (…) A Comissão deu uma resposta forte, cheia de iniciativa”. Apetece dizer: Durão Barroso tem toda a razão. Mas a que tem é pouco e não vale nada.
Com efeito, os dez anos durante os quais Barroso liderou a Comissão coincidiram, ponto por ponto, com o declínio do poder e da capacidade de intervenção do órgão executivo da União. Antes de Durão, funcionava o eixo Paris-Berlim para as grandes decisões, mas a Comissão condicionava a evolução da União, tomando iniciativas e avançando com propostas destinadas a defender os interesses dos pequenos países. Agora, manda Berlim, existe um presidente da União e a Com issão desapareceu em combate. Quem apagou o incêndio da crise não foi a Comissão nem Barroso, foi o Banco Central Europeu e Mário Draghi. Quem foi incapaz de criar uma agência europeia de rating para responder à ditadura das agências americanas foi a Comissão. Quem permitiu que a ideologia neoliberal tomasse conta da União, deixando cair o princípio da solidariedade e da coesão foi a Comissão. Quem não conseguiu forçar uma resposta rápida e coerente à crise grega, permitindo que ela alastrasse à Europa do sul e Irlanda foi a Comissão. Quem não teve força para impor os eurobonds foi a Comissão. Quem nunca se demarcou da receita da troika foi a Comissão – que foi mais fundamentalista que o FMI. Por isso, é difícil perceber porque se orgulha o presidente da Comissão Europeia da sua resposta à crise.
Barroso confessa que fica magoado por ser visto como alguém da troika. Não se percebe. A Comissão Europeia integrava a troika, Barroso fez várias declarações defendendo a política de austeridade imposta aos países do Sul. Qual é a surpresa? Para contrabalançar faz o papel de bonzinho: que já disse ao primeiro ministro “que há limites para uma certa política, que temos de considerar os limites políticos e sociais das medidas tomadas” – mas não se sabe o que fez de concreto para que tais limites não fossem ultrapassados. E depois repete o mantra ideológico que domina a Europa: o ajustamento foi feito com a rapidez necessária para ganhar a confiança dos mercados e a reestruturação da dívida é uma palavra proibida.
Barroso não deixa uma herança mas um fardo: a Bruxelas e a Portugal. Veremos como a história o julgará.

Sem comentários:

Enviar um comentário